A tecnologia é a chave para o sucesso no século 21?

0


Às vezes, as empresas não fazem bem na vanguarda. The Daily, um jornal digital dos EUA que buscava montar a onda de sucesso causada pelo iPad, é um exemplo clássico do uso despreparado da tecnologia. Este e-jornal mostrou-se promissor, mas acabou sendo um colapso do fracasso.

Hoje, ler um jornal em um tablet não requer nenhuma imaginação. O Correio Braziliense, O Globo, Folha de São Paulo e outros e outros artigos importantes oferecem assinaturas eletrônicas. Se o jornal The Daily teve a ideia certa, por que falhou?

Não que a ideia de um e-paper era ruim. A combinação de uma interface fraca, um modelo de negócios ruim, uma missão pouco clara e uma sobrecarga elevada tornaram o papel insustentável. 

The Diary liderou com tecnologia. Eles não colocaram tanto foco no desenvolvimento de um documento fácil de usar como deveriam ter. Eles estavam tentando operar em uma era digital com mentalidade analógica. Eles viram a importância de usar a tecnologia para publicar suas histórias, mas eles não entenderam como fazer isso.

O que pensamos que a tecnologia pode fazer

Usar a tecnologia não garante que possamos ser bem-sucedidos, mas muitos sentem que é a chave para o sucesso. A tecnologia sempre definiu nossa cultura. Da invenção da roda para as maravilhas do século 21, nosso modo de vida está vinculado à inovação.

Vemos histórias de sucesso de figuras públicas ricas, como Mark Zuckerberg, Steve Jobs e Jeff Bezos. Todos os olhos estão no Vale do Silício, e todos esperamos para ver o que vai mudar o nosso próximo mundo.

Faça o upload de um vídeo viral do YouTube, faça uma página do Facebook que as pessoas gostem, torne-se famosa no Instagram ou crie seu próprio aplicativo, e você também pode ter o poder e a influência de alguém como Steve Jobs. Este pensamento defeituoso dá às pessoas a ideia de que a tecnologia é o caminho para ser bem-sucedido.

Uma vez que tantas pessoas acreditam que qualquer um pode alcançar o sucesso através da tecnologia, ela tornou-se o primeiro passo na resolução de problemas – seja ou não apropriado.

O que a tecnologia pode realmente fazer

O uso de tecnologia para o bem do uso da tecnologia não funciona. Leia novamente que você vai entender essa frase.

Quando as pessoas lidam com a tecnologia sem um plano, eles falham miseravelmente. O Tech não garante grandeza. Boas idéias se mancham, e as idéias mal executadas morrem. Sem dúvida, confiar nela é um passivo, não um recurso.

 

Talvez seja porque o que faz a funcionar é desconhecido para a pessoa média. Talvez tenhamos visto os sucessos de grandes como Mark Zuckerberg sem reconhecer suas lutas. Seja como for, muitos de nós acreditamos que usar a tecnologia é a resposta fácil.

Sem ter uma compreensão profunda da tecnologia e como ela pode resolver uma questão claramente definida, a idéia falhará sempre. Olhe para o Daily . Eles sabiam que queriam criar um jornal disponível no iPad, mas eles não entenderam a tecnologia. Eles criaram um produto de qualidade inferior que não resolveu nenhum problema.

Ideias primeiro, tecnologia em segundo lugar

Alcançar a tecnologia sem um propósito claro não vai te levar a lugar algum. Primeiro, com uma ideia. Então, se a tecnologia é a melhor maneira de resolver o problema ou responder à pergunta, use-a.

A tecnologia torna possível para nós fazer muito mais do que poderíamos fazer sem ele, mas não pode ajudar-nos a decidir o que fazer. Não pode nos ensinar a fazer excelentes questões de pesquisa. A tecnologia é a ferramenta que você usa para resolver o problema, mas não é o que cria a solução.

Enquanto você conseguir a ordem certa – ideia primeiro e tecnologia em segundo lugar – você pode alcançar o sucesso. Quando você tem um problema ou conceito claramente definido, você pode adaptar a tecnologia para acelerar o progresso.

Como você está inventando idéias, fique longe de usar a tecnologia apenas porque está lá. Lembre-se, leve com uma ótima ideia e depois siga com a tecnologia. Pense nas seguintes perguntas para se manter fiel ao seu propósito:

O que você quer alcançar?

Você deve ter uma questão clara ou objetivo em mente antes mesmo de pensar sobre como um aplicativo ou peça de tecnologia poderia resolvê-lo. Por exemplo, imagine que você está cansado de pagar taxas elevadas para os táxis ou perseguir o transporte público inconveniente. Você precisa encontrar uma maneira melhor de se dar uma volta.

Como você acha que pode resolver o problema sem tecnologia?

O problema existe porque as soluções não-tecnológicas não estão ajudando? Em muitos casos, é lógico ir à tecnologia porque as soluções não-tecnológicas não resolveram o problema. Você não saberá a menos que você faça algum pensamento e pesquisa.

Quando você considera seu problema de transporte, pense em possíveis soluções. Os transportes públicos, o transporte público e a incomodação de seus amigos para passeios são incômodos ou caros. Além de construir um sistema de transporte público mais eficiente, o que exigiria bilhões em infraestrutura, você não pode imaginar uma solução para este problema de transporte sem tecnologia.

Concentre-se no porquê e na causa do problema.

O problema existe porque existe uma lacuna no serviço atualmente disponível. Você deve pensar em por que existe a lacuna e como você pode navegar por isso.

Pensando sobre a questão do transporte, você percebe que as empresas de táxi estão sujeitas a muitos regulamentos. Governos estaduais e locais podem não ser capazes de financiar melhor transporte público. Seus amigos têm coisas melhores a fazer do que buscá-lo o tempo todo. Você deve resolver o problema de alguma forma.

Neste caso, a tecnologia tem o poder de fechar a lacuna. Conecta pessoas dispostas a dirigir com aqueles que precisavam de passeios por uma fração do custo de um táxi. Foi assim que Uber e Lyft vieram a ser.

Tecnologia não é a resposta a todos

A tecnologia não pode entrar em jogo até que você tenha pensado em seu problema de todos os ângulos. Se você tentou outras abordagens, e elas não parecem funcionar, então você pode pensar sobre como acelerar o processo.

Só então é apropriado recorrer à tecnologia. Definindo o seu propósito primeiro, você garante que você não está apenas buscando tecnologia porque parece elegante e brilhante. Na verdade, será mais fácil para você resolver o problema. A tecnologia não é a solução. Suas idéias trazem a solução. A tecnologia simplesmente torna mais fácil.

O Tech está remodelando nosso mundo todos os dias. Isso facilita nossas vidas e abre possibilidades para nós. Só porque você pode usar a tecnologia não significa que você deve recorrer primeiro. Comece com suas idéias e use a tecnologia para apoiar seus esforços.

Notícia anteriorGoverno lança programa Internet para Todos
Próxima notícia5 melhores aplicativos para se concentrar e vencer procrastinação