32 previsões para marketing nas redes sociais em 2023

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Estamos chegando ao fim de mais um ano, e que caóticos 12 meses foram para as grandes redes sociais.


A Meta continuou seu declínio gradual, o TikTok continua a subir e o Twitter está agora no meio de uma mudança caótica de gerenciamento, que basicamente pode ver qualquer coisa acontecer no aplicativo.

Com tudo o que está acontecendo, é difícil prever o que pode acontecer a seguir, mas vamos tentar, com nossas previsões de 2023 para cada um dos principais aplicativos sociais.

Claro, ninguém sabe ao certo o que está por vir, mas estamos bem sintonizados com as últimas mudanças, mais do que a maioria. E enquanto você não vai conseguir nenhuma previsão maluca, de leitura cerebral e distante de um futuro distante aqui, o que você vai conseguir são algumas mudanças potenciais sólidas, realistas e viáveis ​​vindo em sua direção no próximo ano.

Então, vamos entrar nisso, começando com a rede social anteriormente favorita de todos, o Facebook.

Facebook

Tem sido um ano difícil para o primeiro aplicativo social de Zuckerberg, com o big blue caindo em desuso entre os usuários jovens, perdendo dólares em anúncios para a atualização do ATT da Apple e sofrendo uma espécie de crise de identidade à sombra da mudança do TikTok.

Como a abordagem de formato curto e liderada por algoritmos do TikTok mudou os comportamentos de consumo em geral, o Facebook foi o maior perdedor – mas Zuck e companhia dizem que têm um plano para colocar as coisas de volta nos trilhos. Pode ser.

Aqui está o que vemos a seguir:

Mais postagens recomendadas pela IA

Sim, você verá cada vez mais conteúdo de Páginas e pessoas que você não segue se infiltrando no seu feed do Facebook.

Zuckerberg disse isso diretamente, observando em uma entrevista recente ao The Verge que:

“ O que basicamente vai acontecer é que, no próximo ano ou dois, começaremos a mostrar mais conteúdo recomendado no Feed. E saberemos que estamos fazendo um bom trabalho porque o conteúdo no início vai substituir algum outro conteúdo, e qualquer um desses deslocamentos vai levar a feedback negativo das pessoas e levar as pessoas a se conectarem umas com as outras menos em todas as métricas em que nos concentramos, ou isso levará as pessoas a se conectarem mais e ficarem mais satisfeitas com o produto.”

Essa tendência decorre do TikTok, que se concentra em mostrar o melhor conteúdo de todos os usuários, em vez de forçá-lo a criar seu próprio gráfico social. Isso permite que o TikTok maximize o envolvimento do usuário, porque seu mix de feeds não se limita a atualizações de determinados perfis que você escolhe, além de fornecer mais potencial de exposição para criadores, que podem ter suas postagens vistas por muito mais pessoas, fora do seu próprio público.

Zuckerberg acredita que o Facebook realmente tem uma vantagem a esse respeito, porque no Facebook, os usuários não estão restritos apenas ao conteúdo de vídeo de formato curto, você também pode receber imagens, postagens de texto, links, atualizações de notícias, atualizações de grupo, vídeos de formato longo vídeo e muito mais.

A opinião de Zuck é que isso dará ao Facebook uma vantagem, se conseguir acertar suas recomendações de conteúdo. Se isso é verdade ou não, ainda não se sabe e, como observa Zuck, as métricas de uso contarão a história de qualquer maneira. Mas pelo menos no início de 2023, seu feed do Facebook será cada vez mais preenchido com postagens de Páginas e pessoas das quais você nunca ouviu falar.

Eventualmente, a visão de Zuckerberg é que 40% do conteúdo do seu feed principal do Facebook virá de Páginas que você não segue.

Para as marcas, isso também pode significar oportunidades expandidas, pois os algoritmos do Facebook procurarão mostrar suas postagens de melhor desempenho para ainda mais pessoas, mesmo aquelas fora do seu público atual.

Ao mesmo tempo, o Facebook também se afastou da promoção de links externos (porque eles querem que mais pessoas passem mais tempo no FB) – mas talvez, se você puder se apoiar em conteúdo que gere mais engajamento no Facebook, likes memes e perguntas do público, isso pode aumentar o reconhecimento da marca e fazer com que mais pessoas sigam suas outras postagens também.

Pode ser uma oportunidade, mas, novamente, não está claro se os usuários do Facebook vão gostar dessa abordagem – porque ainda não.

Família e amigos Redux

O impacto contínuo disso pode ser que o Facebook procure encontrar outra maneira de destacar melhor as postagens de familiares e amigos, que sempre foram o pão com manteiga do aplicativo.

O principal diferencial do Facebook, e por que ele ainda fornece uma utilidade significativa, é o seu gráfico social e o fato de você precisar acessar o Facebook para verificar as atualizações mais recentes de amigos, familiares e seus grupos. Outros aplicativos não podem competir nisso – mas nos últimos anos, isso se tornou menos valioso, porque as pessoas estão postando menos e outros aplicativos oferecem mais entretenimento.

Qual é realmente a mudança de chave. O TikTok na verdade não se chama um aplicativo de mídia social, ele diz que é uma ‘ plataforma de entretenimento ‘, e é essa mudança do elemento social que tirou o Facebook de preferência – porque as pessoas simplesmente não usam esses aplicativos para se envolver seus amigos e familiares da mesma forma que eles fizeram uma vez.

Agora, de acordo com Meta, a maior parte do engajamento realmente acontece em DMs, com as pessoas encontrando conteúdo divertido no feed e compartilhando isso com suas conexões próximas em bate-papos privados. Isso evita julgamentos e discussões em torno do mesmo, mas também significa que as pessoas não estão tão engajadas no Facebook quanto antes.

Mas você ainda precisa ir ao Facebook para verificar as atualizações mais recentes do seu mais próximo e querido, porque ainda é onde as grandes notícias são postadas, e nenhum outro aplicativo é capaz de igualar o Facebook neste elemento.

Como tal, suspeito que, em algum momento, o Meta possa procurar destacar melhor as principais atualizações de familiares e amigos no aplicativo, antes de orientá-lo em suas recomendações de conteúdo de IA.

O Facebook já tem feeds de notícias alternativos, após a introdução de suas guias ‘Home’ e ‘Feeds’ em julho (com Feeds onde você pode encontrar postagens de amigos), mas não sei se as pessoas estão usando esse elemento.

Em algum momento, acho que o Facebook procurará mostrar as postagens mais recentes de amigos e familiares na frente, em seu feed principal, com um indicador no final desse fluxo sinalizando que você viu todas as principais atualizações.

Integração de avatar

A Meta realmente quer deixar as pessoas empolgadas com o metaverso, e uma maneira de fazer isso é integrar seus avatares digitais em mais lugares no aplicativo.

Ao promover o uso de avatares como forma de identidade digital, o Meta pode incentivar mais pessoas a se engajarem por meio de seus personagens digitais, o que será uma parte fundamental do engajamento do metaverso.

Há também oportunidades expandidas em itens patrocinados para avatares, fantasias temáticas, novas formas de se conectar e se envolver no espaço digital.

Espere que o Meta comece a empurrar os avatares como uma maneira fundamental de se conectar e engajar, de bate-papos de vídeo a postagens, atualizações de status e no próprio metaverso.

Clique para enviar anúncios

Conforme observado, com cada vez mais engajamento acontecendo nos DMs, a Meta vai procurar destacar mais ferramentas para ajudar as marcas a se adaptarem a essa mudança.

A Meta destacou recentemente o crescimento dos anúncios Click to Message, tanto para Messenger quanto para WhatsApp, para impulsionar esse comportamento, e os profissionais de marketing devem esperar ver ainda mais opções de anúncios alinhadas a essa mudança habitual.

As pessoas realmente querem se envolver com marcas em seus DMs? Descobriremos, e pode ser uma ótima maneira de construir uma conexão mais direta, por meio das plataformas de mensagens que as pessoas já estão usando.

Espere ver mais opções de anúncios do Facebook que promovam a conexão DM e novas ferramentas para marcas que facilitarão melhor a resposta.

Postagens de RV

Outra maneira de a Meta promover sua mudança no metaverso será por meio de postagens de VR, incluindo sua participação já anunciada na opção Reels from VR.

Essas postagens destacam essencialmente a variedade de experiências disponíveis em seu ambiente de RV e, embora também tenha enfrentado fortes críticas sobre o quão ruim é a experiência atual do Horizon Worlds, existem alguns aplicativos e efeitos de RV incríveis disponíveis, o que pode ajudar a aumentar o hype em torno da próxima etapa.

Espere que o Meta forneça novas opções para compartilhar a partir de VR, incluindo bate-papos por vídeo e opções de postagem direta, que funcionarão para mostrar o que as pessoas estão fazendo e o que você pode estar perdendo no espaço de VR.

Experiências de realidade aumentada

Com muitas pessoas já no metaverso, a Meta também procurará aumentar a conscientização de seu outro desenvolvimento em estágio seguinte, em óculos e postagens AR, que fornecerão uma variedade de novas funcionalidades e experiências no aplicativo.

Os óculos AR da Meta ainda estão em desenvolvimento, mas agora com uma cadeia de fornecimento de produtos mais estabelecida para seus óculos Ray Ban Stories, parece que não estamos longe do próximo estágio, com óculos habilitados para AR provavelmente lançados para os consumidores em algum momento do segundo semestre do próximo ano.

Vale a pena notar aqui que a Meta projetou uma data de lançamento de 2024 para seus óculos habilitados para AR. Mas com feedback positivo em seus modelos de teste iniciais e desafios para seu espaço de VR que provavelmente não diminuirão tão cedo, a Meta pode tentar empurrar seus óculos AR, pelo menos em uma prévia inicial, para recuperar o impulso para seu impulso de próxima geração.

Se o Meta puder entrar cedo e possuir esse espaço, isso pode ser um grande impulso para seus planos mais amplos de metaverso, enquanto você também pode esperar que o Meta comece a empurrar mais ferramentas de AR no Facebook e no Instagram, pois parece obter mais criadores e marcas engajadas na criação de objetos 3D, um passo fundamental para o metaverso.

Instagram

O Instagram também está em estado de confusão, pois procura acompanhar as últimas tendências e hábitos de consumo.

Copiando o TikTok a cada passo, o Instagram está desesperado para afastar a concorrência, e isso, aparentemente, funcionou até agora, com o aplicativo relatando recentemente que agora tem até 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Mas isso continuará funcionando – copiar todas as funcionalidades de tendências de todos os aplicativos de tendências garantirá que o Instagram mantenha sua posição como um aplicativo social essencial ou os usuários já estão cansados ​​da replicação e da confusão da plataforma antes simples e focada em fotografia?

Aqui está o que provavelmente virá a seguir no aplicativo:

Mais conteúdo recomendado por IA – e mais bobinas

Assim como o Facebook, o Instagram também está se apoiando nas recomendações de conteúdo de IA para maximizar o envolvimento do usuário – embora isso não tenha sido uma adição totalmente bem-vinda.

Em julho, após reclamações de vários usuários de alto perfil, o Instagram anunciou que estava reduzindo a quantidade de postagens recomendadas por IA nos feeds de usuários “até que pudesse acertar” e garantir que os usuários tivessem uma boa experiência como resultado. deste processo.

É uma grande mudança para o Instagram, porque seu feed principal agora é uma bagunça de postagens antigas e novas, juntamente com atualizações aleatórias de páginas que você não está seguindo.

Basicamente, no momento, não parece estar funcionando, mas o Instagram está interessado em mostrar às pessoas mais do melhor conteúdo de todo o aplicativo, com foco específico em destacar os criadores, que também vê como um fator crítico no futuro.

Se o Instagram puder agradar melhor os criadores, isso fará com que mais deles postem com mais frequência – enquanto a visão de longo prazo é que, ao envolver os criadores em seus aplicativos agora, o Meta pode usar isso como uma alavanca para obter mais desses usuários interessados ​​em criando no metaverso também.

Como tal, o Instagram realmente quer que suas recomendações de IA funcionem, enquanto o Reels também é o formato de conteúdo que mais cresce , então você pode esperar ver mais atualizações aleatórias e mais Reels em mais lugares no aplicativo.

Como o Facebook, ainda não está claro se isso funcionará para o IG. Mas eles vão empurrá-lo de qualquer maneira.

Espere, também, que o Instagram revisite seu teste de feed em tela cheia , talvez com usuários selecionados que se envolvem com bobinas/histórias com mais frequência.

Integrações de próximo nível

Como observado, o Instagram, com seu ethos mais criativo e conexão com o talento, também é uma ponte fundamental entre o estado atual e o metaverso – e é por isso que o IG está tão interessado em estabelecer sistemas mais fortes para os criadores.

Com isso em mente, espere que o Instagram adicione novas formas de criação de conteúdo em 2023, incluindo postagens em AR e 3D, integração adicional de arte NFT e outras novas formas de conteúdo que podem ser exibidas no aplicativo.

Ao fornecer mais maneiras para os criadores criarem e exibirem esses tipos de arte de próximo nível, isso pode ajudar a Meta a guiá-los para a criação no metaverso – porque a Meta sabe que, se quiser que os usuários se interessem mais pelo reino da RV, precisa criar experiências envolventes e atraentes.

Seus engenheiros internos não serão tão bons nisso quanto o talento criativo externo, e o Instagram é seu melhor ponto de encontro para conquistar artistas digitais.

Espere ver novas ferramentas de criação, como GIFs gerados a partir de Live Photos no IG, e também a integração de ferramentas de criação 3D de sua plataforma Spark AR diretamente no próprio Instagram.

Fagulha

Imagine poder fazer ativações de RA diretamente das ferramentas criativas do aplicativo.

É uma grande integração, mas se a Meta quiser inaugurar a próxima coorte de talentos artísticos, esses são os tipos de etapas que ela precisará tomar para incentivar a participação e o desenvolvimento.

AR e anúncios mais interativos

O que leva a novas oportunidades para as marcas, em anúncios AR e formatos de anúncios interativos que envolverão os usuários de todas as novas maneiras.

Outras plataformas já estão experimentando isso e, novamente, como o Meta procura guiar os usuários para o próximo estágio, esses tipos de anúncios de próximo nível serão um trampolim fundamental, além de facilitar a criação de mais modelos 3D para o espaço metaverso.

Espere ver novos formatos de anúncios de AR vindos do IG, juntamente com ferramentas de digitalização e processos de ingestão aprimorados para ajudar mais marcas a se adaptarem a essa mudança de próximo nível.

Compras ao vivo

Embora ainda não tenha decolado, o Instagram ainda está experimentando compras ao vivo, que tem sido enorme em alguns outros mercados.

Em algum momento, espero que o Instagram dê um impulso maior nisso, potencialmente por meio de uma nova guia no aplicativo, que abrirá um feed em tela cheia e sempre ativo de conteúdo de compras ao vivo.

Se isso se tornar um atrativo maior, poderá ser um grande ganho para o aplicativo, além de aumentar seus recursos de comércio in-stream.

Espere ver um anúncio maior sobre compras ao vivo no IG no início de 2023.

Twitter

Este é o mais difícil de prever – porque quem diabos sabe o que está por vir sob o novo chefe Twit Elon Musk ?

Musk apresentou vários planos vagos , nenhum dos quais parece imutável, enquanto ele também está, supostamente, definido para substituir todas as equipes de gerenciamento e engenharia do aplicativo. O que significa que tudo pode ser possível, e nada do passado do Twitter realmente estabelece um precedente.

Como tal, essas previsões podem estar muito erradas, mas com base no que vimos atualmente de Musk…

Maior impulso de assinatura

Musk observou repetidamente que deseja usar assinaturas como meio de aumentar a receita do Twitter , além de fornecer outra camada para livrar o aplicativo de bots, um foco importante em sua abordagem.

Então, como ele vai fazer isso?

Existem várias ideias sobre isso, mas parece mais provável que Musk procure cobrar dos usuários corporativos uma taxa mensal para usar o aplicativo, atraindo-os com recursos e insights aprimorados de análise.

O que é totalmente possível. O Twitter removeu vários recursos de análise em 2020 e nunca os substituiu, enquanto a quantidade de aplicativos do Twitter de terceiros que oferecem melhor funcionalidade do que o Tweetdeck ou suas ferramentas internas de análise é significativa.

Se a nova equipe de Musk pegasse dicas dessas ferramentas e as integrasse em uma oferta aprimorada do Twitter Analytics, então lançasse isso como um serviço, juntamente com o acesso ao seu conjunto atual de opções de exibição de perfil profissional , isso provavelmente seria algo que muitas empresas pagariam por.

Musk também lançou a ideia de cobrar dos usuários uma pequena taxa para twittar , da qual ele se afastou posteriormente, enquanto ele também está considerando cobrar dos usuários com ticks verificados uma taxa mensal para mantê-los .

Acho que ele está certo em não cobrar dos usuários regulares, pois isso impedirá o crescimento, e não acho que as pessoas se importem o suficiente com o prestígio do carrapato azul para pagar por ele sozinhos.

Mas se houver pacotes de funcionalidades e ferramentas complementares, melhores do que a oferta atual do Selo Azul do Twitter, pode haver uma maneira de a Elon and Co. simplesmente cobrando das pessoas para twittar.

De qualquer forma, Musk mencionou isso como uma opção, muitas vezes, então vamos ver o que eles podem fazer para fazer as pessoas pagarem para usar o aplicativo.

Carrapatos de verificação adicionais

Em uma linha semelhante, Musk também vem tentando descobrir uma maneira de ‘ autenticar todos os humanos reais ‘ para destacar melhor os perfis de bots no aplicativo.

Suspeito que a melhor maneira de fazer isso seja por meio de um processo de verificação, em que os usuários confirmam sua identidade por meio do número de telefone ou outros detalhes. E a partir disso, Musk and Co. poderia implementar um processo de verificação alternativo, onde os usuários que confirmaram seus dados recebem um tique cinza ou similar.

O Facebook implementou um processo de tick cinza para o mesmo propósito, a fim de garantir que as empresas fossem de propriedade de pessoas reais e não fossem golpistas no aplicativo. Desde então, o Facebook os removeu, mas pode ser uma maneira de Musk e sua equipe adicionarem um nível extra de verificação ao aplicativo, garantindo que mais pessoas possam confirmar que são pessoas reais e dificultando um pouco os spammers e golpistas. para gerar influência com bots.

Quer dizer, isso não iria parar os bots, mas poderia torná-los muito mais fáceis de detectar.

Algoritmos variáveis

Este foi outro projeto de estimação para Musk, implementando uma maneira de os usuários entenderem melhor como os algoritmos ditam sua experiência no Twitter, dando-lhes a opção de escolher quais elementos algorítmicos influenciam seu feed de tweets e permitindo que eles controlem sua própria experiência. , até certo ponto.

Existem algumas ideias interessantes sobre isso, mas acho que o maior desafio será realmente fazer com que as pessoas realizem o processo de seleção e implementação de modificadores algorítmicos – porque a maioria das pessoas só quer fazer login e ver o que está acontecendo, ali mesmo.

O novo projeto de rede social descentralizada de Jack Dorsey fornece algumas ideias interessantes sobre esse elemento, e pode haver um meio de implementar alguns elementos disso na experiência do Twitter. Mas, apesar de todos os esforços, não acho que isso seja uma parte significativa da experiência do Twitter para a maioria dos usuários.

Poderia haver uma maneira de simplificar e aprimorar isso no aplicativo, mas tentar fazer com que os usuários se envolvam em elementos cada vez mais técnicos, para definir sua experiência, não parece um caminho para a melhoria da interface do usuário.

Tentativa e erro

Outro elemento que Musk observou repetidamente é sua pressão por ‘liberdade de expressão’ no aplicativo e permitir todos os tipos de comentários que estejam dentro dos fundamentos legais, em vez de implementar restrições ou limites com base em parâmetros internos.

Musk já deu um passo atrás nisso, observando no final da semana passada que o Twitter implementará um novo ‘ conselho de moderação de conteúdo ‘, integrando diversos pontos de vista, para tomar decisões importantes sobre esses casos. Mas parece, de uma forma ou de outra, que a abordagem do Twitter sobre o que é e o que não é permitido no aplicativo mudará sob Elon and Co., o que pode levar a vários experimentos e mudanças ao longo do caminho.

Porque Musk está em uma posição bastante insustentável nessa frente.

Como Nilay Patel, do The Verge, observou recentemente, todas as plataformas de ‘liberdade de expressão’ de direita que surgiram nos últimos tempos acabaram percebendo que a) elas não podem ganhar dinheiro sem moderação e b) a maioria das pessoas não quer realmente ser confrontado com o pior da humanidade.

Conforme Patel:

“ Você não pode esperar coletar nenhuma receita de publicidade significativa se não prometer a esses anunciantes “segurança da marca”. Isso significa que você tem que banir o racismo, o sexismo, a transfobia e todo tipo de discurso que é totalmente legal nos Estados Unidos, mas revela que as pessoas são idiotas. Então você pode fazer todas as promessas sobre “liberdade de expressão” que quiser, mas a realidade maçante é que você ainda tem que proibir um monte de discurso legal se quiser ganhar dinheiro.”

Musk poderia, é claro, diminuir esse fardo se conseguir ganhar mais dinheiro com as assinaturas, mas, eventualmente, Musk descobrirá que precisa se inclinar mais para a moderação do que para longe dela se quiser maximizar o Twitter como um negócio.

Musk, especificamente, também enfrentará várias questões difíceis sobre isso devido a conflitos com seu outro negócio, a Tesla.

A Tesla depende da China para uma grande parte de seus negócios, enquanto ele também, mais recentemente, está procurando construir suas oportunidades na Índia. Ambas as regiões entraram em conflito com o Twitter no passado sobre censura percebida e manter a plataforma dentro das regras locais sobre conteúdo.

Os governos de cada região terão ainda mais influência sobre Musk a esse respeito, o que pode resultar em alguns compromissos muito difíceis na forma como o Twitter opera internacionalmente.

Com tudo isso em mente, você pode esperar que o Twitter tente algumas coisas, depois volte atrás e faça compromissos que essencialmente o levem de volta ao que era antes de Elon assumir.

A conclusão é que, embora os ativistas de liberdade de expressão de direita estejam empolgados com suas novas oportunidades de dizer coisas horríveis via tweet, suspeito que o entusiasmo será de curta duração.

A oportunidade de pagamentos

Há outro ângulo para a aquisição de Musk que eu não havia considerado e, honestamente, ainda não entendi completamente, e esse é o potencial de usar a plataforma como um veículo para facilitar pagamentos, provavelmente via criptomoeda.

Musk fez sua fortuna inicial como cofundador do PayPal, então os pagamentos tiveram um papel importante em sua experiência profissional, enquanto ele também é um defensor ativo de criptomoedas, especialmente sua amada Dogecoin.

A visão é que Musk poderia usar os efeitos de rede do Twitter para escalar pagamentos em um nível totalmente novo e fornecer serviços aprimorados de remessa e transferência para muito mais usuários, mesmo aqueles que não podem acessar bancos, via Twitter, acessível através do Starlink.

A criptomoeda é em grande parte um projeto em países desenvolvidos, sem propósito verdadeiro e prático para impulsionar a adoção generalizada. Mas em muitas outras regiões, onde bancos e processos fiduciários não são tão avançados, ou mesmo existentes, pode haver um grande potencial para lançar o Twitter como um novo serviço bancário, o que pode facilitar todos os novos tipos de transferências, comércio, publicidade de produtos etc.

Espere ver o Twitter fazer um movimento sobre isso em algum momento e pressionar para estabelecer mais um backbone de pagamentos para construir, o que também se alinha com a visão mais ampla de Musk de transformar o aplicativo em algo muito maior.

Tweets mais longos

Eu não sei como isso vai funcionar, ou realmente, por quê. Mas:

Também parece que Musk tentará integrar opções de tweet mais longas, para que as pessoas possam compartilhar mais tipos de postagens no aplicativo. Além disso, vídeos mais longos também.

Assista esse espaço.

Pinterest

O Pinterest teve outro ano de altos e baixos – embora pareça estar em uma trajetória ascendente mais constante agora.

Depois de ver um grande aumento no uso como resultado dos bloqueios do COVID, o Pinterest viu seu público reverter em grande parte à média, à medida que as lojas físicas reabriram, mas agora está reativando seu impulso de descoberta de produtos / comércio eletrônico sob o novo CEO e ex-chefe de comércio do Google, Bill Ready.

E há oportunidades significativas lá, se conseguir acertar.

Aqui está o que está no horizonte para as perspectivas do Pinterest:

Expansão internacional

O Pinterest pode estar se saindo melhor em seus principais mercados, mas ainda tem muito a crescer em outras regiões.

Como você pode ver nesses gráficos, a receita do Pinterest de usuários norte-americanos literalmente supera o que ele faz em outras regiões. Os anúncios de pin ainda não estão disponíveis em todos os mercados e, embora o Pinterest ainda esteja crescendo, ele precisa trabalhar na construção de suas oportunidades de anúncios para maximizar seu potencial nesse aspecto.

Como tal, você pode esperar que o Pinterest coloque um foco maior nos mercados internacionais em 2023 e crie suas ferramentas de anúncios para se alinhar melhor às oportunidades locais.

Pesquisa e descoberta refinadas

A descoberta é a espinha dorsal da operação do Pinterest e, com um ex-chefe do Google no comando, você pode esperar que isso continue sendo um foco importante, pois procura aproveitar novas oportunidades para destacar os produtos mais relevantes por meio de ferramentas e processos de pesquisa aprimorados.

O Pinterest continua a progredir nessa frente, adicionando ferramentas de descoberta mais personalizadas, e você pode esperar que o Pinterest continue a refinar e melhorar seus processos para ajudar a maximizar a descoberta de produtos, em alinhamento com hábitos e preferências pessoais de uso.

Além disso, espere ver o Pinterest adicionar mais opções de comparação de produtos, para ajudar os usuários a encontrar as melhores ofertas no aplicativo.

Processo de listagem simplificado

Em alinhamento com isso, o Pinterest também precisa de mais produtos e, como tal, você também pode esperar que a plataforma continue aprimorando suas ferramentas de ingestão de catálogo e ajude mais comerciantes a listar seus itens como Pins compráveis.

O Pinterest também fez avanços significativos nessa frente, mas quanto mais fácil for para que os comerciantes exibam seus itens, mais o farão.

Adicionar mais ferramentas para facilitar integrações diretas de produtos será outro foco – levando a…

Opções aprimoradas de captura e exibição de AR

O Pinterest também está desenvolvendo suas ferramentas de AR e, em 2023, espero que o Pinterest forneça novas ferramentas para ajudar as empresas a capturar seus produtos em 3D com mais facilidade, para alimentar os Pins de produtos de AR.

Como você pode ver neste exemplo, o Pinterest já está desenvolvendo ferramentas AR Try On para itens de decoração, e suspeito que, em algum momento, ele lançará um processo de captura aprimorado, a partir da câmera do Pinterest, que permitirá que mais comerciantes criem Representações 3D de seus produtos.

A captura 3D DIY é difícil, mas se o Pinterest puder apresentar um processo mais estável e aprimorado para itens, isso pode ser um grande passo para se inclinar para as tendências de descoberta de produtos no aplicativo.

Compras ao vivo

Como o Instagram (e também o TikTok), o Pinterest também está testando as águas nas compras ao vivo e, se isso se tornar uma tendência maior, você pode esperar que o Pinterest faça um esforço muito maior na integração de compras ao vivo no aplicativo.

As compras ao vivo provavelmente se encaixam no Pinterest melhor do que outros aplicativos e, como tal, você pode esperar ver o Pinterest integrando mais opções de exibição de transmissão ao vivo no aplicativo em 2023, incluindo, potencialmente, uma guia de compras em tela cheia no aplicativo .

LinkedIn

A Professional Social Network™ continuou a postar ‘níveis recordes’ de engajamento ao longo do ano, que agora aparentemente inclui mais e mais postagens e atualizações não profissionais. O que é bom para o LinkedIn, eu acho, mas parece haver uma linha em que pode ser demais, desviando de seu propósito principal.

De qualquer forma, o LinkedIn deseja continuar crescendo e, em 2023, você pode esperar que a plataforma forneça mais dados e mais vínculos com os cursos do LinkedIn Learning, para aprimorar sua oferta.

Mais insights de dados para ajudar a orientar os candidatos a emprego

O LinkedIn possui o maior banco de dados de insights profissionais e de carreira já criado e está lentamente integrando mais maneiras de usar isso para ajudar as pessoas a maximizar suas oportunidades.

Espere que isso continue em 2023, com mais informações sobre o que as pessoas devem fazer para obter o emprego dos sonhos, bem como mais links para o LinkedIn Learning para obter as habilidades exatas necessárias para melhorar suas chances de conseguir cargos anunciados.

Com base em suas informações, o LinkedIn pode mapear toda a sua carreira, desde a escola até a progressão na carreira, avaliando o que outras pessoas com habilidades e interesses semelhantes fizeram. Ele pode não querer fazer isso e classificar as pessoas em tipos, mas existem maneiras de o LinkedIn usar seus insights para fornecer mais orientação para as pessoas e ajudar a levá-las a cargos em que serão felizes.

O que também funciona ao contrário, ao destacar os melhores candidatos aos recrutadores. Espere que o LinkedIn incorpore mais informações de dados às listas de empregos, pois parece mesclar informações mais preditivas e de assistência em suas ferramentas.

Ferramentas de conexão de vídeo aprimoradas

Como todas as plataformas, o LinkedIn viu mais pessoas consumindo mais conteúdo de vídeo no aplicativo e, com base nisso, você pode logicamente esperar que o LinkedIn adicione mais ferramentas de vídeo, expandindo seus recursos de vídeo de introdução e bate-papo por vídeo existentes .

Espere que o LinkedIn tenha ferramentas de vídeo mais avançadas, aproveitando seus recursos de eventos, incluindo opções de videoconferência semelhantes ao Zoom, transmissões ao vivo tópicas e processos de conexão mais avançados para vincular candidatos a emprego a possíveis empregadores.

Se o LinkedIn pode adicionar mais ferramentas para facilitar encontros virtuais in-stream, isso pode ajudar a torná-lo uma ferramenta de negócios mais crítica, e com tantos profissionais já envolvidos no aplicativo, faz sentido para o LinkedIn tentar facilitar mais formas de engajamento tópico e conteúdo por meio de suas ferramentas de vídeo.

Muito envolvimento de vídeo que pode ser de interesse provavelmente já está acontecendo no aplicativo, e você pode esperar que o LinkedIn faça disso um foco maior – e talvez até adicione uma guia de vídeo dedicada no aplicativo.

Maior foco no áudio

Na mesma linha, o LinkedIn parece ser o lugar perfeito para hospedar eventos de áudio profissional e torná-los um foco maior para o engajamento profissional.

O LinkedIn vem desenvolvendo suas salas de áudio no ano passado, e eu espero que ele busque aumentar essa opção para fornecer conteúdo profissional e de nicho mais contínuo e acessível dentro do aplicativo.

Espere ver salas de áudio em grupos, encontros de áudio entre suas conexões melhor destacadas no aplicativo e mais seções destacando eventos de áudio.

Atualização da apresentação do feed

Já faz um tempo desde que o LinkedIn atualizou a aparência de seu aplicativo e, com o vídeo se tornando um foco maior, espere ver o LinkedIn adicionar novos elementos para destacar melhor o conteúdo de vídeo no aplicativo.

E se o LinkedIn adicionasse uma guia de vídeo em tela cheia, em variação com o feed principal? Isso se alinharia melhor com as tendências de consumo em evolução, enquanto também permitiria que o LinkedIn mostrasse melhor os criadores, que é outro foco importante para o aplicativo.

Suspeito que a ‘LinkedIn TV’ possa se tornar uma coisa, enquanto também pode procurar destacar podcasts e outros elementos em seus próprios espaços dedicados dentro do aplicativo.

TikTok

O aplicativo de tendências do momento também é, sem dúvida, o mais polêmico, não tanto pelo conteúdo que amplifica (embora isso também seja questionável), mas por sua vinculação ao governo chinês, que, percebido ou não, continua mantendo o escrutínio político no alto do aplicativo.

Em 2023, isso pode mais uma vez vir à tona, o que forçará o TikTok a separar mais claramente seus dados do CCP, o que pode levar a vários problemas para o aplicativo.

Poderia realmente ser proibido nos EUA e em outras regiões? Isso ainda parece uma possibilidade muito real, principalmente porque a China continua lutando com outros governos.

Comércio e Lojas ao vivo

O comércio de transmissão ao vivo é o principal ganhador na versão chinesa do aplicativo e, como tal, faz sentido que o TikTok também dê um grande impulso em outras regiões.

Até agora, os usuários ocidentais não gostaram muito das compras ao vivo, pelo menos não da maneira que algumas regiões asiáticas, mas o TikTok está determinado a fazê-lo funcionar, como um meio de maximizar a receita e fornecer outra oportunidade de monetização para criadores.

Porque no momento, os criadores não podem ganhar tanto dinheiro no TikTok quanto no YouTube, porque você não pode inserir anúncios intermediários em clipes curtos. O TikTok está experimentando várias soluções nessa frente, mas o comércio de transmissão ao vivo é onde teve mais sucesso anteriormente, e é por isso que continua tentando encontrar novas maneiras de fazer com que as pessoas se interessem pelo mesmo.

Espere que isso se torne um elemento muito maior e muito mais promovido no aplicativo em 2023, pois parece tornar as compras ao vivo uma coisa.

Isso funcionará? Suspeito que o TikTok nos dará uma resposta definitiva a essa altura do próximo ano.

O outro elemento que tem sido uma grande parte do Douyin são as lojas in-stream, e elas também chegarão ao TikTok, de várias formas, no próximo ano.

Pagamentos para novos criadores

Como observado, os pagamentos do criador se tornaram um bugbear para o aplicativo, com seu Fundo de Criadores simplesmente não fornecendo o ímpeto para os grandes criadores continuarem postando clipes do TikTok.

O problema com o Creator Fund é que, à medida que o TikTok aumenta, os valores de pagamento diminuem , então, à medida que o TikTok se beneficia do conteúdo do criador, esses criadores recebem menos.

O TikTok está experimentando novos modelos para que suas principais estrelas, em particular, sejam pagas. Mas com o YouTube lançando uma nova visão sobre a monetização de vídeos de formato curto, ele precisará experimentar outros métodos para manter o dinheiro fluindo – ou corre o risco de perder seu talento e seu conteúdo completamente.

Espero que o TikTok teste um processo de pagamento semelhante ao programa de vídeos curtos do YouTube, que paga aos vídeos com melhor desempenho uma porcentagem de toda a entrada de anúncios, com base nas visualizações. Esse não é um sistema perfeito, mas forneceria mais incentivo para manter as principais estrelas postando no aplicativo.

Separação do PCC

Como observado acima, na verdade, tudo para o TikTok depende de sua capacidade de provar que não está conectado ao PCC e que opera em total separação do governo chinês.

Você pode esperar que a pressão permaneça pesada no TikTok em 2023, o que provavelmente o forçará a tomar ainda mais medidas para provar que os dados do usuário não estão sendo acessados ​​por representantes do governo chinês e/ou usados ​​para fins alternativos.

O TikTok já estabeleceu um acordo com a Oracle, sediada nos EUA, para armazenar informações de usuários dos EUA. Parece um bom passo – e parece que o TikTok espera que seja suficiente – mas suspeito que será necessário ir ainda mais longe em 2023 para provar que a China não pode acessar os EUA ou outras informações de usuários da região.

E, novamente, isso pode se tornar um problema muito maior para o aplicativo muito rapidamente se as relações externas já tensas piorarem. Uma ligeira mudança pode realmente ver o TikTok enfrentando proibições mais uma vez.

Snapchat

Apesar do Instagram comer seu almoço e replicar, depois assumir o Stories, o Snapchat continuou a construir seu próprio nicho e se estabelecer como uma plataforma importante para milhões de usuários.

O desafio agora para o Snap é envelhecer, com muitos de seus primeiros usuários seguindo em frente, porque o aplicativo continua focado nos jovens. Se o Snap puder ampliar seu caso de uso e continuar a liderar o AR, ele está bem posicionado para maximizar sua presença – mas as chances permanecem contra ele, ainda hoje.

óculos RA

Embora a Apple e a Meta também estejam desenvolvendo óculos AR, é possível que o Snap seja o primeiro a comercializar isso, o que pode ser um grande benefício para o aplicativo.

Como a Snap poderia derrotar seus rivais muito maiores nisso?

Bem, ele já tem uma estrutura de produção e distribuição estabelecida para Spectacles, e está testando seus Spectacles habilitados para AR com desenvolvedores e criadores há algum tempo. Vários criadores até criaram uma série de experiências dentro do Spectacles, que o Snap continua a exibir por meio do perfil do Spectacles no Twitter.

O Snap também continua a liderar o desenvolvimento de RA, apesar de ter menos recursos. E embora possa parecer improvável que o Snap acabe lançando os primeiros wearables de AR para o consumidor, tem sido um objetivo de longo prazo, e é possível que eles estejam mais próximos do que muitos pensam.

Mas Snap não compartilhou muito. Além das demos mencionadas acima e algumas outras dicas, a Snap permaneceu de boca fechada no projeto – embora recentemente tenha reiterado que o desenvolvimento de AR é uma de suas três prioridades estratégicas.

Eu não ficaria surpreso se o Snap lançasse seus óculos AR à frente de todos os outros, e também não ficaria surpreso se o Snap fizer parceria com a Apple para fazê-lo.

Como observado acima, a Meta está projetando que seus óculos AR estarão disponíveis em 2024. Estou sugerindo que os óculos AR para consumidores chegarão em julho de 2023.

Moda avatar e itens digitais

De olho no próximo estágio, a Snap também está tornando seus avatares Bitmoji mais focados, com novas parcerias de moda para ajudar as pessoas a personalizar e personalizar seus personagens Bitmoji.

Os avatares Bitmoji são enormes, com mais de um bilhão de pessoas criando representações digitais de si mesmas no aplicativo. O papel que eles desempenham no Snap também é significativo, com pessoas usando seus personagens Bitmoji em DMs, no Snap Map, em seu perfil e muito mais. Essa associação avançada com esses personagens como uma representação de si mesmo pode fazer com que mais pessoas procurem usar as representações do Bitmoji como seu avatar do metaverso, que eventualmente verá as pessoas interagindo como representações digitais nesses novos espaços.

O Meta, é claro, tem seus próprios avatares (que foram amplamente criticados), enquanto muitas outras plataformas estão trabalhando no desenvolvimento avançado de avatares.

Mas talvez o Bitmoji também possa ser um elemento significativo no impulso mais amplo do avatar – e, como tal, espere ver o Snap continuar a impulsionar o Bitmoji e expandir suas parcerias de moda Bitmoji ao longo do próximo ano.

Empurrão esportivo expandido

O Snap precisa conquistar os usuários mais velhos e, embora a maior parte do conteúdo do aplicativo seja voltada para maximizar o apelo com os jovens, o conteúdo esportivo é bastante universal e oferece uma oportunidade única para o Snap ampliar seu apelo.

A Snap anunciou recentemente uma nova parceria com a La Liga, enquanto já possui acordos de conteúdo exclusivo com a NBA, NFL e muito mais.

Em 2023, esperamos ver o Snap tornar o conteúdo esportivo um foco ainda maior, em um esforço para conquistar mais grupos de público mais antigos para o aplicativo.

Isso pode incluir jogos interativos e temáticos, elementos de apostas esportivas, resultados ao vivo ou uma zona esportiva centralizada no aplicativo para interagir em torno de eventos ao vivo. Há muitas oportunidades nessa frente, e suspeito que a Snap procurará capitalizar os esportes como um valor agregado importante a esse respeito.

Bate-papo por vídeo/Bitmoji

Também espero que o Snap explore mais elementos de bate-papo por vídeo como forma de maximizar o envolvimento e até mesmo convidar mais pessoas para determinadas comunidades no aplicativo.

O Snap já tem opções de bate-papo por vídeo em grupo, mas acho que pode se ramificar em bate-papos ao vivo que qualquer pessoa pode sintonizar, ou talvez bate-papos por vídeo listados no Snap Map para ajudá-lo a se envolver em comunidades locais.

O Snap é sobre amigos, não transmitindo como tal, então pode ser uma partida para o aplicativo. Mas parece uma oportunidade de maximizar o envolvimento e tornar o Snap mais uma ferramenta para conexão social e comunidade.

Como sempre, há muita coisa acontecendo, e a coisa de Elon Musk/Twitter realmente muda as coisas e adiciona um novo nível de imprevisibilidade ao espaço.

Mas enquanto o metaverso e a conexão VR podem muito bem ser o futuro, é mais provável que seja o que vem nos próximos 12 meses, com as mudanças maiores ainda se infiltrando à medida que a tecnologia continua avançando.

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