A Inteligência Artificial: uma ameaça existencial à humanidade?

0

Eles estão alertando sobre um apocalipse global de IA.


Os pesquisadores estão alertando sobre um possível apocalipse global causado pela inteligência artificial (IA) desonesta. Esses sistemas podem tornar a vida humana exponencialmente mais fácil, mas também podem ter um efeito colateral sinistro: a extinção da espécie humana. Por isso, é preciso regulamentar a IA como as armas nucleares, para garantir a sobrevivência da humanidade.

“Com a IA sobre-humana, existe um risco específico que é de um tipo diferente de classe, que é… poderia matar todo mundo”, alertou Michael Cohen, estudante de doutorado na Universidade de Oxford. Já seu colega Michael Osborne, que ensina aprendizado de máquina na universidade do Reino Unido, prevê que a inteligência artificial avançada pode “representar tanto risco para nós quanto representamos para outras espécies: o dodô é um exemplo”.

A preocupação dos cientistas vem acompanhada da crescente popularidade do ChatGPT, novo bot auxiliar da OpenAI, empresa de tecnologia apoiada por Elon Musk. Esse sistema sobre-humano é capaz de realizar tarefas complexas em tempo real, desde compor dissertações até elaborar esquemas de design de interiores e até mesmo permitir que as pessoas conversem com seus eus mais jovens.

Notícia anteriorConstruindo uma estratégia de conteúdo do Instagram que dure
Próxima notíciaWhatsApp: as últimas novidades e como elas podem melhorar sua comunicação