Brasil tem potencial para ser hub regional de semicondutores

0

O Brasil possui condições favoráveis para se tornar um centro de produção e exportação de semicondutores na América Latina, de acordo com visões apresentadas em evento realizado em Brasília.


O professor Keun Lee, da Universidade Nacional de Seul, foi convidado pelos ministérios do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia para palestrar sobre as mudanças na cadeia global de semicondutores.

Lee explicou que o cenário de desglobalização abre espaço para políticas regionais no setor. Assim, o Brasil poderia depender mais de recursos domésticos e regionais, ao invés de globais.

O palestrante detalhou a disputa entre China e Estados Unidos e os esforços da Coreia do Sul nesse contexto. Os EUA buscam construir uma cadeia própria de alta tecnologia, enquanto limitam investimentos chineses.

Já a China foca em segmentos de baixo custo e tecnologias alternativas emergentes. O secretário Uallace Moreira reforçou o potencial brasileiro diante desse cenário global.

Moreira destacou que o país já tem um ecossistema de encapsulamento e testes que permite avançar. Assim, o Brasil poderia ser hub de produção e exportação regional de chips por meio de parcerias estratégicas.

Notícia anteriorRegulamentação das redes sociais pelo presidente Lula: riscos e impactos
Próxima notíciaProjeto Reciclotech será ampliado para todo o Distrito Federal