Caminhões elétricos podem em breve desafiar o diesel se o obstáculo de carregamento for superado, mostra o estudo

0

Caminhões elétricos pesados ​​em breve serão capazes de competir economicamente com caminhões a diesel à medida que a tecnologia da bateria melhora rapidamente.


 

Uma mudança verde no setor de transporte, que gera cerca de um quarto das emissões globais de dióxido de carbono, é considerada importante para ajudar a alinhar-se com as metas climáticas acordadas globalmente.

Os caminhões movidos a bateria muitas vezes foram considerados caros demais para substituir os caminhões a diesel em muitas capacidades, por baterias muito pesadas para cargas de longo curso.

Mas pesquisadores da SEI disseram que um ponto de inflexão estava à vista.

“A tecnologia de bateria está muito perto de um limite que torna os caminhões elétricos viáveis ​​e economicamente competitivos. Tudo o que falta é um componente complementar: carregamento rápido ”, disse Bjorn Nykvist, pesquisador sênior da SEI.

O estudo, que avaliou custos, uso de energia e peso da bateria, mostrou que a disponibilidade de carregamento rápido e de alta capacidade era fundamental, pois isso significava que as baterias dos caminhões podiam ser mantidas relativamente pequenas e leves.

Isso deve ser um incentivo para o setor privado e os formuladores de políticas se concentrarem em tornar a infraestrutura de carregamento mais disponível, disse o coautor Olle Olsson.

“Em muitos ambientes, os caminhões elétricos de carga podem desempenhar um papel importante na redução das emissões do transporte pesado”, disse ele.

Uma pesquisa da Capgemini Invent, parte do Capgemini Group, mostrou recentemente que os caminhões elétricos estão entre as 55 tecnologias limpas que podem ajudar a União Europeia a alcançar seu objetivo de neutralidade climática em meados do século.

A General Motors Co e a startup de caminhões elétricos Nikola Corp disseram no ano passado que uniriam forças para construir picapes elétricas e caminhões comerciais com células de combustível para enfrentar a Tesla Inc.

A Volvo Trucks, a principal marca de caminhões da AB Volvo da Suécia, pretende vender uma linha completa de caminhões elétricos pesados ​​na Europa a partir deste ano.

Notícia anteriorState Street pode começar a negociar criptografia na plataforma que está ajudando a construir
Próxima notíciaBiden enfrenta teste importante em disputa comercial de bateria EV