Chamadas do Facebook Messenger acabam de ganhar um reforço de segurança

0

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (13), a chegada do recurso de criptografia de ponta a ponta para chamadas de áudio e vídeo realizadas pelo Messenger.


 

Esse sistema foi introduzido pelo WhatsApp e propagandeado como um dos trunfos do mensageiro, já que evita o acesso não autorizado de terceiros a mídias e conversas.

Segundo a plataforma, a implantação do recurso virou prioridade após um aumento no uso de chamadas de áudio e vídeo — já são cerca de 150 milhões por dia no Messenger. Agora, é possível proteger as conferências com a mesma tecnologia, que já estava presente nas mensagens de texto trocadas na plataforma.

Essa novidade chega ao Messenger com outro recurso herdado do irmão: as mensagens que desaparecem. Nesta opção, é possível configurar um espaço de tempo para que uma mensagem seja automaticamente apagada, o que pode ser útil no compartilhamento de dados sensíveis com outras pessoas.

Os novos controles de cronômetro permite que alguém decida quando suas mensagens expiram no bate-papo. Essa configuração agora terá mais opções de escolha do tempo em que as conversas vão sumir: entre 5 segundos e 24 horas.

Mais novidades vem por aí

No mesmo anúncio, o Facebook também revelou que outras novidades devem desembarcar logo no Messenger. O sistema de criptografia de ponta a ponta será estendido para chamadas em grupo, tanto de áudio quanto vídeo — a opção poderá ser habilitada independentemente das configurações de outras pessoas.

Os desenvolvedores também devem iniciar testes de um sistema de categorização de seguidores. Será possível identificar quem é indesejado (e bloquear o contato), mover conversas para a pasta de solicitações (sem notificações) e criar uma lista de amigos preferenciais.

A última novidade antecipada é a expansão da criptografia para as mensagens diretas no Instagram. Essa é uma promessa antiga do Facebook que deve se completar agora, principalmente após a possibilidade de integrar os chats das três plataformas. Será feito inicialmente um teste limitado a poucos perfis em “certos países”, sem especificar quais serão beneficiados na primeira leva.

Para iniciar uma conversa criptografada nas DMs do Instagram, será necessário ter um bate-papo já existente ou que ambos sigam o perfil um do outro. Para os demais casos, as mensagens continuarão da forma como estão, sem a camada extra de proteção.

Notícia anteriorComo usar o novo medidor de exposição da câmera do iPhone
Próxima notíciaApple deve revelar iPhone 13, novo Apple Watch e mais em setembro