Cooperação Brasil-China em ciência e tecnologia avança

0

O Memorando de Entendimento entre Brasil e China no campo da ciência e tecnologia, assinado em abril durante a visita do presidente Lula a Pequim, começa a virar realidade.


Em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representantes dos dois países identificaram áreas prioritárias para cooperação bilateral.

O conselheiro chinês Lu Ping demonstrou interesse em cooperar com o Brasil na popularização da ciência e educação científica. Outra possível área é a organização conjunta de olimpíadas, como a OBMEP e a OPMbr, que premia vencedores com visita a Xangai.

Lu sugeriu também a realização de encontros entre pesquisadores, como o Encontro Conjunto de Matemática Brasil-China em Foz do Iguaçu. A China tem interesse em cooperar com equipamentos para agricultura familiar, aplicativos de comércio, combate à desertificação e projetos espaciais, como o telescópio Bingo do INPE.

O diplomata explicou que conceitos como tecnologias sociais e economia solidária são novos na China, e o país deseja aprender com o Brasil. O secretário Inácio Arruda lembrou que a criação da Secretaria de C&T para Desenvolvimento Social atende ao desejo do presidente Lula de que ciência e tecnologia beneficiem os mais carentes.

Notícia anteriorComo o governo digital revolucionou a educação nos últimos 2 anos
Próxima notíciaOportunidade para aprender sobre informática e redes sociais gratuitamente