Elon Musk avalia em 70% as chances de se mudar para Marte

0

Bilionário reconhece riscos de morte dos primeiros colonizadores do planeta vermelho.


A SpaceX planeja dar início à colonização de Marte na próxima década, e um dos primeiros viajantes pode ser o fundador da companhia, Elons Musk. Em entrevista ao programa Axios que foi ao ar neste domingo, na HBO, o empresário comentou os riscos do projeto, que pode ser uma jornada sem volta, mas avaliou as chances de embarcar em uma das espaçonaves para o planeta vermelho: 70%.

— Eu sei exatamente o que fazer — afirmou o bilionário, ao comentar sobre uma possível mudança para Marte, que pode ser permanente, segundo o jornal “Guardian”. — Nós achamos que você poderá voltar, mas não estamos certos disso.

Contrariando outros especialistas, como o divulgador científico Bill Nye, Musk acredita que voos tripulados para a colonização de Marte serão possíveis dentro de sete anos, com as passagens custando “cerca de US$ 200 mil”. Apesar do alto custo, a expedição não será para ricos, mas para exploradores e aventureiros.

— A probabilidade de você morrer em Marte é muito maior que na Terra — afirmou Musk. — Vai ser duro. Existe uma boa chance de morrer, indo numa pequena lata pelo espaço.

Caso a viagem seja bem-sucedida, Musk promete “trabalhar sem parar na construção da base”. Segundo ele, os viajantes “não terão muito tempo para o lazer. E mesmo após fazer tudo isso, é um ambiente muito severo. Então… existe uma boa chance de se morrer lá”.

— Agora, isso soa como uma saída para pessoas ricas? — questionou.

Musk acredita que a “publicidade para viajar para Marte será como os anúncios de Shackleton para a Antártica”. Antes de viajar para o Polo Sul, em 1914, Ernest Shackleton teria publicado um anúncio no “Times of London” que dizia: “Procura-se homens para jornada perigosa, pequenos salários, frio intenso, longos meses de completa escuridão, perigo constante, retorno seguro duvidoso, honra e reconhecimento em caso de sucesso”. Contudo, há dúvidas de que este anúncio tenha realmente existido.

 

Notícia anteriorLeilão da Receita Federal tem iPhone 6 e 7 a preços mais baixos
Próxima notíciaMelhores celulares para selfie: conheça seis opções