Elon Musk lança chatbot de IA ‘Grok’, diz que pode superar o ChatGPT

0

Elon Musk e sua startup de inteligência artificial xAI anunciaram o lançamento do “Grok” – um chatbot de IA que supostamente supera o ChatGPT da OpenAI em vários testes acadêmicos.


Motivação por trás do Grok

A motivação de Musk e xAI ao construir o Grok é criar ferramentas de IA para ajudar a humanidade, capacitando pesquisa e inovação, como explicaram em postagem no Twitter em 5 de novembro.

Musk e a equipe xAI afirmam que uma vantagem única do Grok é seu conhecimento do mundo em tempo real por meio do Twitter.

“Ele também responderá a perguntas polêmicas rejeitadas por outros sistemas de IA”, afirmaram. “Projetamos o Grok para responder perguntas com inteligência e humor. Por favor, não o use se odeia humor!”

Desempenho do Grok em testes

O motor do Grok – Grok-1 – teve melhor desempenho que o ChatGPT-3.5 em diversos testes acadêmicos de matemática e codificação, segundo dados da xAI.

No entanto, ele não superou a versão mais avançada da OpenAI, o GPT-4, em nenhum dos testes.

“Grok só perde para modelos treinados com muito mais dados e poder computacional, como o GPT-4”, explicaram Musk e xAI. “Isso mostra o rápido progresso de nossa eficiência em treinar esses modelos.”

Lançamento inicial limitado

A startup xAI informou que o Grok estará disponível no Twitter Premium Plus por US$ 16 mensais. Por enquanto, porém, ele é oferecido apenas a um número limitado de usuários nos EUA.

Eles classificaram o Grok como um “produto beta muito inicial”, que deve melhorar rapidamente a cada semana. A equipe também implementará mais medidas de segurança com o tempo.

“Acreditamos no imenso potencial da IA para trazer valor à sociedade. Trabalharemos para desenvolver salvaguardas contra usos maliciosos”, afirmou a xAI.

“Faremos nosso melhor para garantir que a IA continue sendo uma força para o bem”, concluiu a empresa.

O lançamento do Grok ocorre oito meses após a fundação da xAI por Musk em março.

Notícia anteriorAI e Fintechs: Veja como impulsionar o setor financeiro disruptivo
Próxima notíciaSesi Lab: o museu interativo que encanta todas as idades