Fim do e-mail? Google vê Gmail como chave para seus planos de colaboração

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“Não vamos viver em um mundo onde todos abandonam o e-mail e movem toda a comunicação para o bate-papo”, diz executivo da empresa.


Como a demanda por aplicativos de mensagens de equipe continua a florescer, pode parecer que os dias de e-mail como a principal ferramenta de mensagens de negócios estão contados. O Google, no entanto, vê o futuro de sua ferramenta de mensagens de equipe, o Hangouts Chat, intimamente ligado ao e-mail.

A empresa de Mountain View definiu a sua visão sobre o assunto durante o Google Cloud Next, em abril, com foco na integração do Hangouts Chat ao Gmail, que permite aos usuários acessar o bate-papo sem precisar alternar entre aplicativos.

A ideia é que, como todas as ferramentas de software, o bate-papo em equipe em tempo real tem limitações e benefícios. A facilidade de comunicação pode levar à sobrecarga de informações, e conversas rápidas podem se tornar distrações – os mesmos problemas ainda associados ao e-mail – e problemas que o chat da equipe deveria resolver.

Combinar os dois – bate-papo e e-mail – permite que as conversas sejam levadas ao canal mais adequado, disse Jacob Bank, diretor de gerenciamento de produtos do G Suite. Embora o bate-papo de equipes seja ótimo para discussões pontuais com colegas, por exemplo, o e-mail é mais adequado para interações mais formais.

“A premissa de nossa estratégia de comunicação é que não vamos viver em um mundo onde todos abandonam o e-mail e movem toda a sua comunicação para o bate-papo”, disse ele.

“Nossa abordagem básica é que o chat é ótimo para alguns casos de uso”, disse Bank. “É rápido, informal, tem pouca ansiedade, você pode tomar decisões rapidamente – e isso incentiva a transparência. É o bebedouro digital, onde as pessoas se sentem mais confortáveis se expressando. Mas pode ser uma interrupção, uma distração e pode ser difícil extrair sinais de ruído.”

“O e-mail, por outro lado, tem um monte de pontos fortes tradicionais que, de muitas maneiras, são complementares ao bate-papo”, afirma.

Vinculando o Hangouts Chat ao Gmail

O Google apresentou o Hangouts Chat pela primeira vez em 2017, junto com a ferramenta de videoconferência Hangouts Meet. (Eles foram posicionados como substitutos da ferramenta do Hangouts no portfólio de produtos do G Suite da empresa.) O Bate-papo foi lançado oficialmente no ano passado.

Lançado em meio a um clamor por alternativas ao popular Slack, há uma série de semelhanças entre os aplicativos do Google e seu rival recém-chegado. O Hangouts Chat permite conversas por mensagens segmentadas em seu grupo e mensagens diretas, bots de AI e diversas integrações de terceiros. Um ponto forte: sua integração com outros aplicativos do G Suite, como o Drive e o Documentos Google, e a empresa adicionou recursos de inteligência artificial, como o Smart Reply, no último ano.

Embora Bank tenha dito que o Google está fazendo um “enorme investimento” em seus recursos de bate-papo com a equipe, o Gmail continuará como o “hub” de comunicação central para os usuários do G Suite. A integração do Gmail reforça esse ponto, disse ele.

Isso significa que os usuários poderão acessar uma ferramenta do bate-papo (na versão em tela cheia) diretamente da coluna à esquerda do cliente de e-mail, sem alternar para o aplicativo Hangouts Chat. Anteriormente, só era possível conversar usando um pequeno pop-up de mensagem direta dentro do Gmail.

Isso permite que os usuários passem rapidamente dos e-mails pessoais para o bate-papo em grupo de maneira menos perturbadora. O Hangouts Chat ainda estará disponível como um aplicativo independente.
Tim Banting, analista principal da Ovum, descreveu a integração como um “passo positivo” do ponto de vista do usuário.

“Muitas vezes ouvimos como as mensagens de negócios estão substituindo o email interno; faz sentido tê-lo integrado no Gmail”, disse Banting. “Ter um único cliente para colaboração e comunicação mostra que o Google está claramente pensando na facilidade de uso. Não é fácil criar interfaces de usuário que sejam simples e altamente funcionais.”

Email…não morreu ainda?

A integração destaca a visão mais ampla da empresa para comunicação e colaboração entre os funcionários, disse Bank. “A integração do Hangouts com o Gmail sinaliza uma ambição de longo prazo, o de combinar o melhor dos dois mundos da comunicação tradicional baseada em caixa de e-mail e mensageiro de equipe”, disse ele.

“O Gmail é o centro dos nossos usuários atuais e queremos enriquecer isso com mais e mais funcionalidades em tempo real e mais integrações originais e de terceiros. Se houver uma classe de usuários que deseja ter o chat principal, também apoiaremos totalmente essa necessidade.”

O Google não está sozinho em reconhecer a importância contínua do e-mail. O Microsoft Teams, por exemplo, é integrado ao cliente de e-mail Outlook do desenvolvedor, junto com o Office365. O Slack, que espera que as comunicações baseadas em canais acabem se tornando a forma dominante de comunicação empresarial, ainda assim, fez uma parceria com o Google e a Microsoft para preencher a lacuna dos seus clientes de e-mail. E planeja permitir que os usuários enviem mensagens de e-mail diretamente para os canais do Slack e vice-versa. Por sua vez, o Facebook adquiriu no ano passado o RedKix para ajudar a conectar sua rede social no Workplace com as principais ferramentas de e-mail do mercado.

“Nossa visão de longo prazo é uma experiência profundamente interconectada e entrelaçada que utiliza o valor de ambos os canais”, disse Bank. “Não vemos isso como uma integração leve em que você transfere uma conversa por e-mail para um bate-papo da equipe ou publica os resultados de um bate-papo da equipe por email. Mas dentro de uma determinada equipe, você pode estar usando e-mail para sua semântica assíncrona e formal, e conversar por sua semântica informal síncrona, ambos simultaneamente como partes principais de seu fluxo de trabalho dentro da mesma experiência.”

“Todo mundo está percebendo que o e-mail não está morto”, disse ele. “Mas acho que estamos adotando os benefícios dele e do Gmail muito mais do que qualquer um que eu tenha visto no mercado.”

Fonte: ComputerWorld

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