Intel Core i9-12900K consome 330 Watts em overclock a 5.2 GHz

0

Novos Alder Lake-S chegam dia 04 de novembro para competir com o Ryzen 9 5950X.


Criador de conteúdo Enthusiast Citizen do fórum Bilibili divulgou os primeiros resultados de overclock dos processadores Core i9-12900k Alder Lake-S que serão anunciados oficialmente dia 27 e lançados dia 04 de novembro. Os novos processadores da Intel que irão chegar para competir no mesmo segmento dos AMD Ryzen 9 5950X apresentaram impressionante consumo de até 330W em overclocks estáveis de 5,2 GHz.

CEO da Intel espera que novos chips sejam “bons o suficiente” para trazer Apple de volta

O Alder Lake-S é o primeiro processador para desktop da Intel a utilizar sistema de núcleos híbridos, com os núcleos P Golden Cove, com clocks base de 3,2 GHz, projetados para maior desempenho, e os núcleos E Gracemont, com clocks base de 3GHz, projetados para maior eficiência computacional.

Os dados de benchmark mostraram os núcleos P (Golden Cove) entregando frequências impressionantes de até 5,3GHz enquanto os núcleos E (Gracemont) chegaram a clocks de até 3,9 GHz. Os núcleos P também entregaram clocks estáveis de 5GHz em todos os núcleos e os núcleos E apresentaram clocks estáveis de 3,7 GHz em todos os núcleos.

Os resultados de benchmark do CPU-z entregam um incremento de apenas 3% single-core e 5% multi-core em relação às configurações de operação padrão, mas o que impressiona é que os Core i9-12900K estão classificados com TDP de 125W e, mesmo com ganho muito baixo de desempenho, em overclock o consumo do processador chegou a 330W, quase o triplo do dimensionamento do projeto de dissipação. Além disso, as únicas voltagens de operação alteradas foram as dos  8 núcleos P, então o consumo poderia ser ainda maior caso houvesse aumento na voltagem dos núcleos de eficiência.

Dessa forma, talvez não seja tão simples atingir overclocks que realmente valham a pena nos novos Alder Lake-S dependendo de seus resultados de operação em uso real. O Intel Core i9-12900K é apenas um dos três modelos de CPU para desktop que serão apresentados durante o evento Intel InovatiON com lançamento previsto para 04 de novembro.

Intel Alder Lake: anúncio confirmado para 27 de outubro, lançamento em 4 de novembro

Com o novo lineup trazendo suporte a memórias DDR4 e DDR5 as fabricantes de placas-mãe devem trazer modelos mainstream com ambas as opções, mas as placas topo de linha irão chegar apenas com opções DDR5, encarecendo bastante os kits de quem tiver intenção de trabalhar com overclocks extremos.

Notícia anteriorInstagram deve liberar postagem de fotos e vídeos pelo computador
Próxima notíciaMais praticidade: Google Telefone é atualizado com recursos avançados para o Pixel 6 e 6 Pro