Isolamento social faz Instagram ser ainda mais importante para empreendedores

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Profissionais usam redes sociais para criar relacionamento com clientes; especialista avalia como a pandemia impactou o uso profissional do Instagram.


Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o uso do Instagram como ferramenta profissional passou a ser ainda mais importante. As pessoas procuram marcas e profissionais nas redes sociais e os empreendedores que conseguem trabalhar com a rede social de forma criativa e profissional saem na frente.

A empreendedora e Designer Marília Lima, é proprietária da Marília Lima Acessórios, que tem loja física em Ribeirão Preto e vende online para alcançar novos clientes que buscam pelo seu produto. “O Instagram se tornou um grande aliado nas vendas, durante a pandemia”, conta ela, que criou a loja e a conta na rede social há seis anos.

Com as pessoas ficando mais tempo em casa, uma parte delas inclusive trabalhando em home-office, o celular está sempre à mão. “Por isso, tenho investido em mentorias com profissionais de marketing e faço patrocínios no Instagram. Graças à rede social, despachamos encomendas semanalmente para todo Brasil e até para outros países”, explica.

Marília produz fotos e vídeos dos produtos diariamente no Instagram, mostrando a montagem das peças, as novidades e dando dicas de composição dos acessórios. “Os clientes costumam comentar, compartilhar e repostar as comprinhas, o que traz mais credibilidade aos clientes novos que estão chegando. Eu cuido do insta com muito carinho, com harmonia no feed e conteúdo além de uma vitrine de compras”, explica.

A Designer de Joias Jhenny Carvalho, também usa o Instagram como ferramenta de vendas no ateliê de joias religiosas. “Nossa prioridade é a divulgação das nossas joias para renovar a fé no espírito santo. Através do Instagram já conseguimos clientes de diversos estados do Brasil e do mundo”, afirma.

Jhenny diz que o diferencial da marca no Instagram é a renovação da fé através das joias. “Sempre que lanço uma nova coleção, esgota no mesmo dia, nossos clientes são fervorosos e adoram nossas criações”, explica. Nas postagens, o perfil do ateliê mostra desde o conceito de criação das peças até as fotos das clientes usando as joias. “Já cheguei a vender até para a primeira-dama e no último mês dei entrevista sobre a minha paixão para dois jornais de grande circulação aqui em Brasília.” concluiu.

PROXIMIDADE COM AS CLIENTES

Para empreendedores que não trabalham com produtos, mas prestando algum serviço, o Instagram também é uma importante ferramenta de trabalho. Esse é o caso da Geu, dona da marca Negga Chic Modas em Salvador. Ela usa a rede social para mostrar seus trabalhos na área de moda feminina há mais de 5 anos. “O segredo para prender a atenção da audiência é ser autêntica e verdadeira no que você faz.”, diz a empresária.

Geu diz que o Instagram é uma ferramenta incrível e, através dela, consegue criar uma proximidade maior com as clientes. “O mais importante é se colocar no lugar do outro, entender qual a dor dos clientes e saber ouvir, antes de qualquer coisa. A venda é consequência de um atendimento humanizado.”, explica.

PROFISSIONALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Em 2020, com o começo da pandemia e o isolamento social, quem focava nas vendas apenas na loja física precisou se concentrar mais nas redes sociais, já que muitos dos clientes estavam em casa e optaram pelo delivery.

De acordo com o estrategista Digital Arnaldo Alves, foi uma aceleração grande. “Além de dar consultorias e mentorias, tenho uma agência e presto serviços na área de marketing digital e o ano de 2020 foi o melhor até hoje. As empresas precisaram buscar o profissionalismo e digitalização delas. Foi um período de avanço, alguns dizem de forma geral que foram cinco anos em um”, afirma.

Arnaldo diz que pessoas que antes não vendiam porque não usavam as redes sociais ou não acreditavam no seu potencial passaram agora a vender e até expandir seus negócios em função dessa nova forma de divulgação. “O Instagram é interessante principalmente para aqueles segmentos que precisam de um apoio de imagem. Comida, por exemplo, não se vende só falando, tem que mostrar. Eu percebi que muitos empresários começaram a buscar uma profissionalização na apresentação desses produtos”, conta.

Com tantas marcas e profissionais no Instagram, para se destacar é preciso ter um diferencial. Segundo Arnaldo, para fugir do senso comum é preciso planejar. “As empresas que dão certo tem um trabalho de planejamento, com análise de público e comportamento para traçar estratégias antes de fazer uma postagem. A busca de profissionais que possam entregar um planejamento é essencial para ter resultado”, avalia.

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