Microsoft Azure expõe dados de todos os clientes em grave falha de segurança

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A Microsoft emitiu na última quinta-feira (26) um alerta a seus clientes corporativos sobre uma vulnerabilidade da plataforma em nuvem Azure que expôs seus bancos de dados à ação de criminosos.


 

Segundo a empresa, o problema permitiria que um atacante lesse, editasse ou até mesmo apagasse permanentemente documentos armazenados no sistema não relacional Cosmos DB.

Um time da empresa de segurança Wiz descobriu que a brecha podia ser explorada para acessar chaves que controlavam o acesso a bancos de dados de milhares de companhias. O problema é considerado grave, especialmente porque a empresa não tem a capacidade de mudar as chaves potencialmente comprometidas — essa ação deve ser feita pelos próprios clientes afetados.

Em um comunicado enviado à Reuters, a Microsoft afirma que já resolveu o problema com ajuda da Wiz, que recebeu uma recompensa de US$ 40 mil (R$ 208) por contribuir com a descoberta e sua notificação. “Agradecemos aos pesquisadores de segurança por trabalhar sob a coordenação de divulgação de ameaças”, afirmou a empresa.

Na mensagem enviada a seus clientes, a companhia de Seattle afirmou que não há sinais de que a brecha tenha sido ativamente explorada, e que somente a Wiz teve acesso aos bancos de dados. Segundo o chefe de tecnologia da empresa de segurança, Ami Luttwak, a descoberta era a maior vulnerabilidade de nuvem imaginável e garantia acesso aos dados de qualquer consumidor que assinava o Azure.

Clientes podem ter sido afetados

A Wiz descobriu a falha no dia 9 de agosto e a relatou par aa Microsoft no dia 12 do mesmo mês. O problema foi encontrado na ferramenta Jupyter Notebook, que foi habilitada na Cosmos DB em fevereiro deste ano. Enquanto a Microsoft afirma que nenhum cliente foi afetado, a empresa de segurança alerta que nomes que não foram notificados podem ter sido comprometidos, mas não têm consciência disso.

O problema surge em um momento no qual o Microsoft 365 e outros sistemas de nuvem oferecidos pela corporação têm sido vítimas de ataques e golpes em ritmo frequente. A situação é especialmente preocupante para grandes corporações, que encontram na nuvem e serviços online uma forma de terceirizar custos e agilizar processos — e que dependem da segurança oferecida por eles para proteger dados relacionados tanto a elas quanto a clientes e fornecedores.

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