Microsoft revela como instalar Windows 11 sem TPM 2.0 no PC

0

Após exigir TPM 2.0 como requisito mínimo, empresa ensina como alterar registro do Windows para driblar exigência do chip e instalar nova versão em PCs não compatíveis; entenda


A Microsoft divulgou um método para os usuários contornarem os requisitos mínimos de hardware e instalarem o Windows 11 sem TPM 2.0 no computador. O procedimento é feito alterando manualmente os valores da chave de registro no Windows 10 e permite driblar as verificações do chip para obter o novo Windows, lançado nesta terça-feira (5). Embora documentos oficiais indicassem que a Microsoft poderia não exigir o TPM 2.0 em alguns casos, o anúncio da empresa surpreendeu muitos usuários que desejam atualizar para o Windows 11, mas não têm o PC compatível.

A fabricante explica que o mecanismo funciona apenas em PCs que têm, pelo menos, o TPM 1.2 habilitado. A ativação pode ser feita através das configurações do BIOS da máquina no momento da inicialização. Embora alguns casos tenham êxito, vale lembrar que forçar a instalação do Windows 11 em PCs com hardware não compatível pode trazer riscos aos computadores.

Em publicação na página de Suporte do Windows, a Microsoft ensina como alterar o valor de registro — banco de dados do sistema operacional que armazena configurações dos aplicativos instalados no computador — do Windows 10. Para realizar o procedimento, o usuário deve clicar no botão “Iniciar”, procurar pelo programa “Editor do Registro” e iniciar o aplicativo.

Feito isso, é necessário pesquisar o local “HKEYLOCALMACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup” e adicionar uma nova entrada “REG_DWORD” com o nome “AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU”. Defina o valor como “1”. Certifique-se de alterar os dados corretamente, pois um erro pode corromper o sistema operacional.

Após a mudança, o usuário já pode instalar o Windows 11 no PC. Para isso, há três opções: baixar o arquivo ISO do Windows 11 e criar um pen drive bootável com o sistema; fazer a atualização pelo Windows Update ou contar com o Assistente de Atualização do Windows.

Vale lembrar que, embora contornar os requisitos mínimos permita ao usuário instalar a nova versão, é necessário tomar cuidado com problemas gerados por possíveis falhas durante este processo. A própria Microsoft alerta que a instalação do Windows 11 em um PC sem suporte pode gerar danos graves ao computador.

“Seu dispositivo pode funcionar incorretamente devido a esses problemas de compatibilidade ou outros. Dispositivos que não atendem a esses requisitos do sistema não terão mais garantia de receber atualizações, incluindo, mas não se limitando a atualizações de segurança”, explica um boletim de suporte da Microsoft.

Notícia anteriorReceita Federal lança app com todos os serviços do órgão
Próxima notíciaGoogle Pixel 6 vaza em todos os ângulos dias antes do anúncio