TikTok é a marca que mais cresce no mundo; confira ranking das empresas mais valiosas

0

Apple, Amazon e Google são as primeiras colocadas; avaliado em US$ 6,6 bilhões, o Itaú é a única empresa brasileira na lista


A consultoria britânica Brand Finance divulgou nesta quarta-feira (26) o Global 500 2022, um ranking com as 500 marcas mais valiosas do mundo. Todos os anos, a empresa faz uma análise de 5.000 marcas, avaliando o valor de mercado e a força – atributo que considera reputação, gastos com marketing, aquisições, e participação de mercado, entre outros fatores. As 500 marcas mais valiosas e fortes do mundo são então incluídas no ranking anual Brand Finance Global 500.

A Apple continua a líder entre as empresas mais valiosas e atinge um novo recorde para a lista, com a avaliação de mercado de US$ 355,1 bilhões. Amazon e Google permanecem nas posições seguintes do pódio, avaliadas em US$ 350,3 bilhões e US$ 263,4 bilhões, respectivamente.

O setor de tecnologia também se manteve em destaque, em grande parte graças à Apple, Microsoft e Samsung, que representam mais de 50% da avaliação de mercado do setor. Neste ano, a chinesa Huawei voltou para as 10 primeiras colocações,.

O varejo consolidou sua posição como segundo setor mais valioso, ao ultrapassar a avaliação de US$ 1 trilhão. Uma movimentação que chamou atenção neste ano foi a subida do Walmart, que superou a Samsung e assumiu a quinta colocação na lista, com valor de mercado de US$ 111,9 bilhões.

A marca que mais cresce

A TikTok foi a marca que mais cresceu no último ano. A chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, teve um crescimento de 215%, saindo de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões este ano. Dessa maneira, a marca ficou em 18º lugar entre as 500 mais valiosas.

Em um mundo tomado pela pandemia, o app de vídeos curtos cumpriu uma dupla função. Por um lado, ofereceu um conteúdo acessível e divertido para toda uma população que havia migrado massivamente para o digital e precisava de leveza para sobreviver à crise. Ao mesmo tempo, surgiu como uma oportunidade para criadores de conteúdo de todo o mundo mostrarem – e monetizarem – o seu trabalho.

“O consumo de mídia aumentou durante a pandemia de covid-19, mas, além disso, a maneira como a consumimos mudou irrevogavelmente”, avalia no relatório David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance. “O crescimento meteórico do TikTok é a prova disso – a marca passou de relativa obscuridade para renome internacional em apenas alguns anos e não mostra sinais de desaceleração.”

Entre os setores, o que mais cresceu foi o farmacêutico, graças ao desenvolvimento de vacinas e testes para a covid-19. A Johnson & Johnson é a mais valiosa (US$ 13,4 bilhões) e a AstraZeneca teve o maior crescimento (77%), alcançando os US$ 5,6 bilhões.

Estados Unidos e China continuaram a dominar o ranking, enquanto a Índia conquistou o crescimento mais rápido ao longo da pandemia. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, ficou em primeiro lugar entre os 250 melhores CEOs do mundo

A única marca brasileira no ranking é o Itaú, que subiu 53 posições em comparação à edição de 2021 e saltou para a 335ª colocação, com a avaliação de mercado em US$ 6,6 bilhões.

Veja a seguir o ranking das 20 primeiras colocadas em valor de mercado, e as Top 10 em velocidade de crescimento e força de marca.

As 20 mais valiosas

1. Apple
2. Amazon
3. Google
4. Microsoft
5. Walmart
6. Samsung Group
7. Facebook
8. ICBC
9. Huawei
10. Verizon
11. China Construction Bank
12. Toyota
13. WeChat
14. Agricultura Bank of China
15. Mercedes-Benz
16. State Grid
17. Deitsche Telekom
18. TikTok
19. Disney
20. Home Depot

As 10 que mais cresceram

1. TikTok
2. Snapchat
3. Kakao
4. AMD
5. BYD
6. Nvidia
7. Twitter
8. AstraZeneca
9. Coupang
10. CDW

As 10 mais fortes

1. WeChat
2. Coca-Cola
3. Google
4. YouTube
5. Naver
6. Sber
7. Ferrari
8. Amazon
9. Deloitte
10. Pepsi

Notícia anteriorWhatsApp: Novo recurso pode acabar com as desculpas de pessoas “ocupadas”
Próxima notícia‘Aceitar todos os cookies’: o que significa aviso que se tornou mais comum na internet