Três coisas para aprender com a cultura do local de trabalho do Google

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Embora seja previsível que o Google se torne o rei da Web e um pioneiro em inovações tecnológicas, há algo que ninguém realmente viu há uma década: o Google se tornando um dos principais exemplos da cultura do local de trabalho.


Sergey Brin e Larry Page tornaram ainda mais imprevisível, lendo a carta de 2004 de seus fundadores, onde declararam:

 “O Google não é uma empresa convencional. Nós não pretendemos nos tornar uma.”

Reviravolta do destino. Consequência da interrupção geral. Seja como for que você chama, essa empresa “não convencional” é saudada hoje por ter uma das culturas empresariais mais invejáveis, o que a torna um dos melhores lugares para se trabalhar no mundo. 

O Google ficou no topo da lista das Melhores Empresas para Trabalhar da Fortune por seis anos consecutivos. 

De uma abordagem surpreendente à moral dos funcionários e à cultura inigualável de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, incluindo ótimas políticas de licença parental, refeições gourmet saudáveis ​​gratuitas, fitness e lavanderia, a cultura de sucesso do Google tornou-se um modelo que toda organização deve manter na prática. Aqui estão três coisas mais importantes que sua organização precisa aprender com o modelo.

1. O Google constrói um rebanho de funcionários em êxtase

Manter os funcionários na mesma sintonia com a visão da empresa é um grande desafio. Mas para o Google, essa tarefa é fácil. O segredo? O Google mantém uma grande família de funcionários (mais de 88.000) que são esplendidamente motivados pela paixão graças à cultura de felicidade dos funcionários da empresa. 

Indo em números, 86% dos Googlers dizem que estão extremamente ou razoavelmente satisfeitos com seu trabalho.

Larry Page descreve a cultura e sua eficiência desta maneira: “É importante que a empresa seja uma família, que as pessoas sintam que fazem parte da empresa e que a empresa é como uma família para elas. Quando você trata as pessoas dessa maneira, você obtém melhor produtividade ”.

2. Funcionários do Google trabalham em equipe

O Google tem mais de 70 escritórios em 50 países, com 28% de seus funcionários trabalhando em casa ou no teletrabalho. No entanto, os Googlers trabalham como uma equipe eficaz. Muitas vezes dito, o trabalho em equipe eficaz é fundamental para a produtividade, inventividade e sucesso constante de trabalhadores e empresas.

Mas falando em cultura, deve-se notar que o trabalho em equipe se afastou do passado: mera colaboração baseada em localização. Ele evoluiu e tornou-se mais complexo, diversificado e dinâmico graças, em grande parte, à digitalização, à evolução de ferramentas que permitem uma comunicação remota eficaz, colaboração virtual e compartilhamento de recursos. 

De acordo com a Smarp, uma plataforma de compartilhamento de conhecimento, hub de conteúdo e colaboração em equipe, “o trabalho em equipe contemporâneo envolve ajudar os funcionários e colegas a navegar pela sobrecarga de informações, a superar e se tornar mais esclarecidos, engajados e produtivos”.

Sem dúvida, a cultura do trabalho em equipe eficiente  e até mesmo o trabalho de ajudar todas as outras empresas do mundo a alcançar o mesmo é uma daquelas coisas que fazem do Google uma marca líder.

3. Apesar das tarefas rigorosas, o Google mantém as coisas divertidas

Por mais contraintuitivo que possa parecer, divertir-se no trabalho é duas vezes mais eficaz do que palestras motivacionais destinadas a estimular os funcionários. Diversão no trabalho reduz a ausência, aumenta a produtividade e reduz os níveis de estresse, segundo  este estudo da Bright HR.

Também em seu livro,  Regras de Trabalho , o ex-chefe de RH do Google, Laszlo Bock, afirma que manter as coisas divertidas em um ramo de atividade, a inovação constante e o experimento liberam o sumo de criatividade dos funcionários

“O que é bonito sobre essa abordagem é que um ótimo ambiente é auto-reforçador: todos esses esforços apóiam uns aos outros e, juntos, criam uma organização criativa, divertida, trabalhadora e altamente produtiva”, escreve ele.

Por que o ‘Google’ é a cultura da sua empresa?

Vamos resumir nos termos mais simples – seus funcionários querem uma cultura acolhedora e capacitadora. Boa remuneração, transparência e liberdade são blocos de construção dessa estrutura, mas não termina aí.

Uma vez que você perceba isso, ou seja, nada no mundo faz sua empresa ser maior do que uma boa cultura, você rapidamente seguirá o caminho do Google e até mesmo desenvolverá para frente e para cima.

Sua cultura é sua marca. E há superabundância de estudos e experiência prática que a afirmam como a receita para o sucesso da sua empresa. 

Um estudo por Shiva Rajgopal da Columbia Business School e sua equipe de cientistas revela que as empresas com boa cultura desfrutar de maior taxa de empregado retenção e lucro estupendo, que é três vezes mais lucro por empregado e quatro vezes mais rápido crescimento da receita, de acordo com um independentes de pesquisa por John Kotter e James Heskett.

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