Valve libera mais detalhes do hardware do Steam Deck

0

Informações adicionais sobre o SoC e memórias foram reveladas em evento para desenvolvedores


A Valve realizou a Conferência Virtual Steam Deck detalhando mais sobre o console portátil da empresa. O evento teve como objetivo apresentar aos desenvolvedores o funcionamento do hardware, entre outros tópicos, além de tirar dúvidas dos participantes ao vivo. A conferência contou com a participação da equipe responsável pelo projeto e desenvolvimento do Steam Deck.

Valve lança verificação para saber se um jogo vai rodar bem ou não no Steam Deck

Chamado de Aerith (não confundir com uma moça gentil que vende flores e tem um final trágico), o SoC da AMDterá 4 núcleos Zen 2 com clock que irão variar entre 2.4 GHz e 3.5 GHz. A Valve preferiu ter clocks estáveis do que ter altos picos que não conseguiriam ser sustentados por um longo período por conta das limitações do formato do console.

Já em relação aos núcleos gráficos, as informações são as mesmas das reveladas a princípio na divulgação. O SoC AMD Aerith será equipado com 8 unidades computacionais baseado em RDNA 2 operando entre 1.0 GHz a 1.6 GHz. O chip irá consumir entre 4 a 15W. A Valve enfatiza que os desenvolvedores precisam limitar os quadros por segundo em seus jogos, já que ela não colocou nenhum limitador no consumo do SoC. Por conta disso, o Steam Deck consegue oferecer o mesmo desempenho, independentemente de estar no dock ou não.

As memórias usadas no Steam Deck serão LPDDR5, já que é a melhor escolha pra esse formato de dispositivo. A escolha por 16 GB é para garantir uma maior longevidade ao portátil em relação ao uso desse hardware. O modelo de entrada, que chegará com 64 GB eMMC, será o mais lento dos três. Essa memória será 12.5% mais lento carregando jogos e 25% mais devagar na hora de iniciar o Steam Deck.

Valve adia lançamento do Steam Deck para fevereiro de 2022

O Steam Deck irá suportar até dois monitores 4K de 60 HZ através de uma porta que integra USB 3 Gen 2/DP 1.4. O cabo oferece até 45W para carregamento, suficiente para carregar o portátil e jogar ao mesmo tempo. O Steam Deck estava previsto para chegar no mês que vem, mas agora foi adiado para fevereiro de 2022.

Notícia anteriorXiaomi deve surpreender e apresentar flagship “pequeno” com geração Xiaomi 12
Próxima notícia50 anos após 1º processador da Intel, poder dos computadores não tem limites