Veja como a Fortnite conquistou 125 milhões de jogadores

0

Se você tem filhos, provavelmente já ouviu falar do Fortnite. O popular jogo de batalha on-line acumulou mais de 125 milhões de jogadores e hospeda mais de  3 milhões de jogadores simultâneos.


O jogo “rendeu mais receita em um único mês do que qualquer outro jogo do gênero”, segundo observadores da indústria,  arrecadando mais de US $ 1 bilhão até o momento este ano.

O jogador médio do Fortnite  gasta entre 6 e 10 horas por semana no jogo  e, como muitos pais, eu não entendia por que meus filhos jogavam tanto.

No começo, eu descartei isso como um desperdício de tempo entorpecente. Então, eu tentei por mim mesmo e descobri que não pude deixar de admirar o engenhoso design do jogo. Para minha surpresa, eu tive um bom tempo jogando o jogo com meus filhos.

O que torna o Fortnite tão envolvente? Para entender por que os jogadores continuam voltando, você precisa entender o gancho do jogo.

Ganchos, de acordo com Nir Eyal, autor de  Hooked: Como Construir Produtos para Formação de Hábitos , são “experiências projetadas para conectar o problema do usuário com o produto da empresa com frequência suficiente para formar um hábito”.

Em seu livro best-seller, Eyal descreve os quatro passos do Modelo Hooked e fornece estudos de caso sobre como as empresas de tecnologia usam ganchos para construir produtos e serviços que as pessoas adoram.  Neste post, eu uso o Hooked Model para explicar o que torna o Fortnite tão envolvente.

Desencadear

Todo gancho começa com um gatilho. Os gatilhos nos levam à ação e nos dizem o que fazer a seguir. No caso do Facebook ou do seu iPhone , um acionador pode ser uma notificação ou atualização de status.

Esse tipo de gatilho é chamado de “gatilho externo”, diz Eyal, já que as informações sobre qual ação tomar em seguida estão contidas no próprio gatilho. Com o Fortnite, os jogadores recebem notificações para se juntarem a amigos dentro do jogo. 

Enquanto gatilhos externos cutucam os jogadores a se divertirem, Eyal diz que gatilhos externos sozinhos não são suficientes para construir um hábito. Para levar as pessoas a usar um serviço sem avisar, os usuários devem acionar-se. “Gatilhos internos”, de acordo com Eyal, envolvem associações mentais com o produto.

Os gatilhos internos mais comuns, diz ele, são emoções negativas. Por exemplo, usamos o Facebook quando estamos sozinhos ou passamos um tempo assistindo ao YouTube vídeos quando estamos entediados – esses produtos tornam-se nosso alívio para sentimentos negativos.

Gatilhos internos em Fortnite têm a ver com saciar o desconfortável sentimento de tédio e a necessidade de conexão social. Apesar de estar entediado é um gatilho comum para muitas formas de entretenimento, Fortnite faz um trabalho particularmente bom de combinar o desejo de se conectar com os amigos.

O jogo permite que os jogadores convidem amigos, conversem com eles e os deixem se divertir vendo-os jogar mesmo depois que seu personagem perde e não pode mais participar.

Ação

O próximo passo do Modelo Hooked é a “fase de ação”. “Ações são o comportamento mais simples feito em antecipação ao alívio”, diz Eyal. Em termos de aderir ao jogo, a ação mais simples é geralmente aceitar um convite, que catapulta o jogador diretamente para a página do grupo antes de entrar no jogo.  

De acordo com Eyal, “quanto mais simples você puder fazer a ação, mais provável é que ela ocorra”. Fortnite está disponível em várias telas, incluindo PC, Nintendo Switch, PS4 e XBOX One.

No entanto, a maneira mais simples de começar a jogar é apenas com um toque no aplicativo para dispositivos móveis.

Recompensa

O próximo passo do modelo Hooked é a fase de recompensa. É aqui, diz Eyal, que os usuários obtêm o que procuravam: alívio da “coceira” psicológica do gatilho interno.

Em seu livro, Eyal descreve o poder das “recompensas variáveis”. Originalmente estudado por BF Skinner, o fenômeno explica por que as máquinas caça-níqueis são tão atraentes pela mesma razão que as pessoas gostam de rolar seus feeds de notícias no Facebook: adoramos surpresas e a busca por algo inesperado .

As principais recompensas que Fortnite oferece são a incerteza em torno de cada sessão: você não tem idéia de quem serão seus oponentes, quão bem eles jogam, em que terreno você vai chegar ou que pilha você poderá encontrar quando chegar lá.

A busca por recompensas variáveis ​​também vem na forma de maneiras de personalizar seu avatar.  Todas estas recompensas variáveis ​​fazem um ótimo trabalho de entreter o jogador, saciando o tédio que eles vieram aliviar.

Investimento

Finalmente, o Gancho está completo, de acordo com Eyal, quando o usuário coloca algo no produto para melhorá-lo com o uso. No caso de produtos como o Facebook ou o YouTube, um investimento pode ser os dados relacionados às coisas de que você gosta, assiste ou comenta.

Os investimentos podem ser coletados passivamente, como no caso de dados de uso, ou investimentos podem ser algo que o usuário faz ativamente para melhorar o serviço, como carregar conteúdo ou personalizar a experiência.

O investimento em Fortnite ocorre principalmente quando os jogadores pagam para personalizar seus personagens. Os jogadores podem atualizar roupas, equipamentos e  movimentos de dança malucos  (como você provavelmente já viu as crianças imitarem quando se reúnem hoje em dia).

O investimento na forma de personalização é um componente-chave do motivo pelo qual os jogadores continuam voltando ao jogo e, é claro, é como o jogo gera muito dinheiro.

Viciado em Fortnite

Juntando tudo isso, o modelo Fortnite Hooked se parece com isso:

Embora o Fortnite seja projetado para maximizar o engajamento do jogador, isso não necessariamente torna isso uma coisa ruim – muito pelo contrário, na verdade. Depois que eu tentei, em vez de julgá-lo de longe, eu achei que era um jogo que os pais e as crianças podem desfrutar juntos.

Afinal, existem todos os tipos de maneiras pelas quais as pessoas escolhem se entreter. Por exemplo, enquanto todo o planeta parecia estar colado aos seus televisores assistindo a Copa do Mundo, meus filhos e eu estávamos fazendo algo muito mais interativo.

Naturalmente, não há nada de errado com qualquer passatempo, desde que essas atividades sejam desfrutadas com moderação e haja tempo suficiente para coisas importantes na vida.

Agora que eu entendi o Hooked Model por trás do sucesso da Fortnite, posso apreciá-lo com uma nova apreciação, bem como quebrar o gancho quando é hora de desconectar.

 

Notícia anteriorEssa Empresa superou a Apple
Próxima notíciaBombou: Dois idosos abandonam asilo para assistir festival de heavy metal