Você tem que pagar pelo Microsoft Defender Antivirus?

0

A resposta curta é não, mas também sim.


Se você já usou um sistema operacional da Microsoft em algum momento de sua vida, provavelmente está familiarizado com o Microsoft Defender Antivirus. Está no sistema operacional desde o início dos anos 90, quando era chamado de Microsoft Anti-Virus para MS-DOS e sempre foi gratuito.

No entanto, com o recente anúncio do Microsoft Defender for Individuals, muitos estão se perguntando: tenho que pagar por isso agora?

Como relata Neil Rubenking em PCMag.com , a resposta curta é não, não realmente. O Microsoft Defender for Individuals está disponível apenas como parte de uma assinatura paga do serviço Office baseado em nuvem do Microsoft 365 e protege estritamente dispositivos não Windows. Para Mac e Android (mas não iOS), você pode pagar uma pequena taxa de assinatura para usar o software antivírus da Microsoft.

Portanto, para qualquer usuário confuso do sistema operacional da Microsoft: Não, você não precisa pagar pelo protetor antivírus integrado. No entanto, como Rubenking aponta, existem serviços gratuitos muito melhores que você deve usar de qualquer maneira.

O Windows Defender é suficiente para manter minha proteção?

Depende do que você quer dizer com “suficiente”. O Windows Defender oferece uma proteção de cibersegurança decente, mas não chega perto da qualidade da maioria dos softwares antivírus premium.

Se você busca apenas proteção de cibersegurança básica, o Microsoft Windows Defender é suficiente. Porém, caso possua muitas informações confidenciais em seu dispositivo que possam atrair hackers (dados bancários, informações de login, arquivos privados), não, ele não é “suficiente”. O antivírus do Windows tem alguns problemas sérios em termos de segurança online, proteção multidispositivos, atualizações de baixa qualidade e proteção antimalware. Leia mais sobre minha análise dos recursos de segurança do Defender aqui.

O Windows Defender é capaz de remover malware?

Sim. Se o Windows Defender detectar malware, ele o removerá do seu PC. No entanto, como a Microsoft não atualiza as definições de vírus do Defender com regularidade, os tipos mais recentes de malware não serão detectados. Depender do Windows Defender como seu único antivírus deixa todo o seu PC sob risco de ser infectado.

Embora haja melhores antivírus grátis disponíveis, nenhum antivírus gratuito é capaz de oferecer o tipo de proteção antimalware garantida que os melhores softwares antimalware fornecem. Se você busca a melhor proteção antimalware e ferramentas de segurança na internet, um antivírus premium como o Norton ou o Bitdefender são muito mais capacitados.

O Windows conta com proteção antiphishing integrada?

Em grande parte, sim. O recurso SmartScreen da Microsoft é projetado para proteger usuários do Microsoft Edge contra uma ampla gama de ameaças de cibersegurança online, incluindo e-mails de phishing e sites maliciosos que tentam roubar suas informações pessoais.

No entanto, se você usa outro navegador, como Chrome ou Firefox, não vale a pena instalar a extensão de navegador SmartScreen — ela não detecta sites de phishing com a mesma precisão que as detecções integradas do Google e da Mozilla.

Se você deseja aprimorar sua segurança na web, o McAfee oferece uma detecção de phishing superior em todos os principais navegadores, além de um “Firewall Inteligente”, segurança Wi-Fi e uma VPN veloz para manter sua navegação 100% anônima.

O Windows Defender é grátis?

Sim. O Windows Defender é instalado automaticamente de forma gratuita em todos os PCs com Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10.

Porém, novamente, existem melhores antivírus grátis para Windows no mercado, mas nenhum antivírus gratuito oferecerá o tipo de proteção que você obterá com um antivírus premium completo.

Devo substituir o Windows Defender por outro antivírus?

O Microsoft Windows Defender está mais perto que nunca de conseguir competir com suítes externas de segurança na internet, mas ainda não é bom o suficiente.

Em termos de detecção de malware, ele frequentemente fica abaixo das taxas de detecção oferecidas pelos principais antivírus concorrentes. Em termos de desempenho do sistema, as varreduras do Defender demoram mais tempo e causam mais lentidão que a maioria dos antivírus de terceiros. E, por fim, em termos de recursos de segurança essenciais, o Defender deixa muito a desejar.

Fazer uso do Windows Defender como seu único antivírus, embora seja muito melhor do que não usar nenhum antivírus, ainda deixa você vulnerável a ransomware, spyware e a formas avançadas de malware capazes de causar destruição se ocorrer um ataque.

Recomendo uma das seguintes opções:

  • Opção 1: escolha um melhor antivírus grátis para substituir o Microsoft Windows Defender. Caso seu orçamento esteja realmente limitado e você não possa adquirir um antivírus pago, há alguns antivírus grátis que são significativamente melhores que o Defender. Prefiro o antivírus grátis do Avira. Porém, é importante lembrar que todos os antivírus grátis têm limitações que não existem nos antivírus premium.
  • Opção 2: otimize a proteção do seu PC com um antivírus premium. Nenhum antivírus grátis oferecerá 100% de proteção, e o Windows Defender já demonstrou diversas vezes ser vulnerável a malware, ransomware e spyware. Manter você e seu PC protegidos não custa muito, portanto, investir em uma suíte premium de segurança na internet é certamente a melhor forma de se proteger e garantir sua cibersegurança.

O Windows Defender é melhor que um antivírus grátis?

O Windows Defender é melhor que a maioria dos antivírus grátis, principalmente com a inclusão de ferramentas de sandbox e detecção de malware baseada na nuvem — recursos que não estão inclusos em muitos antivírus grátis.

No entanto, há alguns antivírus grátis que são melhores que o Windows Defender em termos de usabilidade, desempenho e recursos extras.

Apesar disso, tanto o Windows Defender quanto bons antivírus grátis não superam as suítes antivírus premium, que oferecem proteção completa de cibersegurança por apenas alguns dólares mensais. Antivírus premium como Norton e Bitdefender apresentam desempenho muito melhor em termos de proteção geral e custo-benefício quando comparados ao Windows Defender e a programas antivírus grátis.

Posso usar o Windows Defender com outro antivírus?

Sim, mas não recomendo. As proteções do Windows Defender podem entrar em conflito com antivírus externos, inibindo a capacidade do software de escanear e detectar malware.

Usar o Windows Defender em conjunto com outro antivírus pode atuar como uma camada extra de proteção, mas meu conselho é escolher um antivírus confiável que ofereça proteção completa para Windows e desativar os módulos de varredura antimalware do Windows Defender para evitar quaisquer conflitos.

Note que, na maioria dos casos, quando você instalar um antivírus externo em seu PC, o Windows automaticamente desativará o Windows Defender — seja colocando-o em modo passivo ou desativando totalmente suas proteções. Porém, sempre é melhor garantir que as proteções do Windows Defender estejam adequadamente desativadas após a instalação de um antivírus externo como Norton ou Bitdefender.

Notícia anteriorGoogle homenageia Brasília com exposição física e interativa
Próxima notíciaPirâmide de criptomoedas que deu golpe em Sasha fez 35 vítimas no DF