WhatsApp: com novo recurso, status de online será visto só pelos contatos

0

A novidade evita que os usuários sejam cobrados fora do horário de serviço ou que sejam vítimas de espionagem e stalking.


Com o objetivo de “aprimorar a privacidade e segurança de seus usuários”, o WhatsApp lançou um novo recurso. O status de “online” e o “última vez visto” somente será percebido por quem faz parte da lista de contatos do utilizador do mensageiro e por quem ele já trocou mensagem.

A novidade passou a funcionar na semana passada e está disponível para aparelhos Android e iOS. O novo recurso vale para contatos normais e, também, para contas comerciais. O recurso oferece mais privacidade aos usuários do WhatsApp na medida em que evita que eles recebam cobranças fora do horário de serviço, por exemplo, ou que sejam vítimas de espionagem e stalking.

Com isso, os aplicativos que coletam informações quase de forma automatizada, como o WhatsApp GB e o NS WhatsApp, por exemplo, deixarão de funcionar. Os utilizadores desses aplicativos se aproveitavam das brechas do mensageiro para verificar detalhes dos usuários que não deveriam ser vistos, como informações de uso, mensagens excluídas e até mesmo capturas de tela.

Como dito, o novo recurso evita que um usuário saiba da presença online de pessoas com quem nunca conversou. Mas basta enviar uma mensagem para que esse usuário volte a ver o “última vez visto”.

A funcionalidade será ativada por padrão, ou seja, o usuário não precisa mexer nas configurações da plataforma. Além disso, ela será aplicada independentemente da configuração de privacidade estabelecida pelo utilizador.

Assim, se ele estabeleceu que o “última vez visto” será visualizado por “todos”, o status somente será visível para quem ele já trocou mensagem ao menos uma vez. De acordo com o WhatsApp, o novo recurso não provoca mudanças entre os chats que o usuário já mantém com amigos e parentes.

Notícia anteriorFunções secretas do Google Chrome: Saiba agora algumas delas!
Próxima notíciaAtualização do WhatsApp permite ouvir áudio antes de enviar