YouTube começa a pagar quem faz vídeos no formato Shorts

0

Nenhuma plataforma de vídeo de formato curto descobriu como compartilhar a receita de anúncios ainda, tornando difícil para os criadores de aplicativos como o TikTok ganhar a vida apenas com seu conteúdo.


Mas hoje, o YouTube anunciou grandes mudanças em seu Programa de Parcerias do YouTube, permitindo que os criadores obtenham receita de anúncios no Shorts, seu concorrente TikTok.

Agora, os criadores de curtas podem se qualificar para o Programa de Parceiros, que permite que os criadores ganhem receita com anúncios do YouTube. O Programa de Parceiros existente exige que os YouTubers tenham mais de 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição no ano passado. Agora, os criadores de Shorts podem participar do Partner Program se tiverem pelo menos 10 milhões de visualizações na plataforma nos últimos 90 dias. Como membros do Programa de Parceiros, esses criadores ganharão 45% da receita de anúncios de seus vídeos.

“Tenho orgulho de dizer que esta é a primeira vez que a participação real nos lucros está sendo oferecida para vídeos de formato curto em qualquer plataforma em escala”, disse o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan. Ele tem razão.

O TikTok começou a experimentar o compartilhamento de receita de anúncios , mas seus esforços parecem se concentrar mais no anunciante do que no criador, pois apenas os 4% principais de todos os vídeos no TikTok podem ser monetizados por meio do programa TikTok Pulse. Na maioria das vezes, os criadores acham cada vez mais difícil ganhar dinheiro com o Fundo de Criadores do TikTok. 

A notícia de hoje vazou em um relatório do New York Times na semana passada, mas agora que está confirmado, o YouTube Shorts está prestes a se tornar o maior concorrente do TikTok . Se os criadores podem ganhar mais dinheiro no Shorts do que no TikTok, eles são incentivados a criar conteúdo original para a plataforma do YouTube.

“Para mim, principal benefício do Shorts é que ele me ajuda alcançar muitas pessoas atrair pessoas para minha comunidade. Mas meu conteúdo de formato longo gera muito mais receita Então , houve uma espécie de troca ”, disse o YouTuber Kris Collins KallMeKris ). “É por isso que esta notícia sobre o Partner Program chegando ao Shorts é tão grande. Serei capaz de ganhar a vida com ambos os formatos.”

O YouTube também compartilhou que esta atualização do Programa de Parceiros permitirá que a plataforma licencie mais músicas para uso em Shorts, o que pode ajudar a incentivar os criadores a usar Shorts com mais frequência. Os criadores do programa serão remunerados da mesma forma, independentemente de usarem músicas licenciadas.

O TikTok e outros aplicativos de vídeo de formato curto ainda não revelaram um programa de compartilhamento de receita semelhante porque é mais complicado descobrir como dividir de maneira justa a receita de anúncios em um feed gerado por algoritmos de vídeos curtos. Você não pode incorporar um anúncio no meio de um vídeo – imagine assistir a um vídeo de 30 segundos com um anúncio de oito segundos no meio – mas se você colocar anúncios entre dois vídeos, quem receberia a participação nos lucros? O criador cujo vídeo apareceu diretamente antes ou depois dele? Ou um criador cujo vídeo você assistiu anteriormente no feed também mereceria um corte, porque o conteúdo dele encorajou você a continuar rolando?

Notícia anterioriPhone 14 Pro: Anatel pode estar restringindo alguns IMEIs de aparelhos comprados no exterior
Próxima notíciaMichael Saylor não para: MicroStrategy vai às compras e agora detém 130.000 Bitcoin