Aplicativo SouTec: entenda o que é e como funciona

0

O curso técnico é uma alternativa para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho.


Diferentemente de uma graduação, o técnico pode ser feito ainda no ensino médio e tem curta duração, que geralmente é de até dois anos.

Com o curso, os estudantes conseguem se qualificar para empregos em diversas áreas, melhorar o currículo e ter contato com a prática profissional desde o início da formação. Após a finalização do curso eles recebem certificado de conclusão e estão prontos para o mercado.

Porém, escolher o curso e a instituição certa nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para ajudar quem deseja se qualificar profissionalmente, o SouTec.

O que é o aplicativo SouTec?

O app foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade de São Paulo (USP), com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.

O objetivo do aplicativo é ajudar os estudantes a escolherem a carreira profissional. Na cerimônia de lançamento do SouTec, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana, disse que:

“A educação profissional e tecnológica tem como uma das missões principais a formação continuada, a formação ao longo da vida. Então, para nós, todos são estudantes. O aplicativo pode ser utilizado também por pais, responsáveis, professores e profissionais que desejem se reposicionar na carreira, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”.

Como funciona o aplicativo SouTec?

O SouTec é gratuito e está disponível para android e IOS, então é possível baixar o aplicativo em celulares e tablets.

No app, os usuários encontrar um teste com 72 perguntas e é por meio delas que é possível indicar o curso técnico que mais combina com o usuário. Além disso, o SouTec indica as melhores instituições de ensino para o estudante, de acordo com a localização.

Antes de iniciar o teste, o estudante precisa preencher os seguintes dados: gênero, idade e se já completou o ensino fundamental e médio.

O questionário é formado por perguntas relacionadas às preferências dos estudantes quando o assunto é carreira profissional. Para responder as questões, o candidato deve escolher entre 1 a 5, de  sendo que 1 indica interesse mínimo e 5, interesse máximo.

Não é necessário responder o teste de uma vez. É possível parar e continuar em outro momento ou até mesmo refazer. Mas a dica é: reserve um tempo para pensar com calma e tranquilidade em cada pergunta e escolha um ambiente silencioso para ter mais concentração.

O aplicativo também oferece um outro teste, de autoconhecimento. Esse questionário não influencia na indicação do curso técnico, mas ajuda o estudante a identificar quais são os valores que considera importantes em um emprego.

O resultado dos dois testes fica disponível no aplicativo na aba “Perfil”. Lá é possível acessar um relatório resumido e completo do seu perfil profissional.

Notícia anteriorDia dos Namorados: 9 ferramentas auxiliam na comemoração
Próxima notícia4 presentes tech para surpreender no Dia dos Namorados