Cães são oficialmente mais inteligentes do que os gatos, aponta estudo

0

Podemos finalmente resolver um dos mais pequenos debates da história. Um estudo de 2017 sugere que os cães são mais inteligentes do que os gatos.


Desculpe, amantes de gatos, estamos apenas fazendo o nosso dever de informar sobre ciência. Os donos de cães vão adorar o resultado.

Antes que os amantes de gato venha até nós, um estudo de 2017 publicado na revista científica “Frontiers in Neuroanatomy” observa que os cães têm muito mais neurônios do que gatos, sugerindo que eles podem ser mais cognitivamente capazes do que os gatos.

O estudo foi realizado por uma equipe de investigadores (doadores de cães) de seis universidades diferentes nos EUA, Brasil, Dinamarca e África do Sul.

No estudo, analisaram-se os cérebros de três animais: um de um gato, um de um golden retriever e um de um pequeno cão de raça mista. Nos cérebros dos cães, apesar da variação de tamanho, havia cerca de 500 milhões de neurônios, mais do dobro dos 250 milhões encontrados no cérebro do gato.

Isso sugere que os cachorros podem ser duas vezes mais cognitivamente capazes do que os gatos.

Também com base nesses números, os pesquisadores descobriram que os cães têm aproximadamente a mesma inteligência que os guaxinins e os leões. Os gatos domésticos, por outro lado, têm inteligência comparável aos ursos. Inteligente ou não, isso parece muito ruim.

Este estudo analisou os neurônios do córtex cerebral porque essa é a parte do cérebro que impulsiona a tomada de decisões e a resolução de problemas, entre outras funções. Para referência, nós, humanos, temos o maior número de neurônios em nosso córtex cerebral, em 16 bilhões. Essa é uma figura que coloca os gatos e os cães na vergonha… mas especialmente os gatos.

Para os amantes de gatos, nós vamos deixá-los com esse raio de esperança: os gatos podem ser um pouco mais lentos que os cachorros, mas os donos de gato podem ser mais intelectuais do que os donos de cachorro.

Notícia anteriorGoogle Play seleciona os melhores aplicativos baixados em 2017
Próxima notíciaCientistas criaram uma peneira que poderia tornar a água do mar potável