Cientistas criaram uma peneira que poderia tornar a água do mar potável

0

Se você está preso em uma ilha deserta, você vai querer aprender isso: os cientistas criaram um novo tipo de peneira que pode realmente transformar a água do mar em água potável.


Cientistas da Universidade de Manchester no Reino Unido inventaram uma membrana de óxido de grafeno que pode transformar a água do mar em água potável. Atualmente, a tecnologia está limitada ao laboratório, mas um dia pode ser crucial para aumentar as fontes mundiais de água potável.

Esta não é a primeira vez que cientistas usaram óxido de grafeno para tirar impurezas da água. No passado, eles perfuraram pequenos buracos (estamos falando de um único nanômetro, que é milhares de vezes menor do que um glóbulo vermelho) no grafeno, que é uma rede de uma camada de átomos de carbono.
O problema é que a água pode fazer esses buracos se expandirem, o que permitiria a passagem de sais comuns como cloreto de sódio (sal de cozinha).

Mas o novo desenvolvimento, anunciado em abril de 2017 na revista Nature Nanotechnology, mostrou que a membrana de óxido de grafeno dos pesquisadores conseguiu filtram 97% das partículas de cloreto de sódio.

O segredo é o uso de resina epóxi, uma substância usada em algumas colas, em ambos os lados da membrana, o que impediu esse inchaço.

Não há mais escassez de água?

Como a BBC informou, as Nações Unidas previram que até 2025, 14% da população mundial pode não ter acesso a água potável suficiente. Um sistema de filtração barato e confiável, como a membrana de óxido de grafeno, poderia mudar tudo isso.

Ainda assim, Ram Devanathan, pesquisador do Pacific Northwest National Laboratory nos Estados Unidos, é cauteloso. Ele escreveu uma peça de acompanhamento na Nature Nanotechnology sobre o estudo, no qual ele observou que os cientistas ainda têm mais trabalho a fazer antes que as membranas de óxido de grafeno possam ser produzidas em grandes escalas.

Isso significa tornar as membranas duráveis ​​sob uma variedade de condições.

Notícia anteriorCães são oficialmente mais inteligentes do que os gatos, aponta estudo
Próxima notíciaTrackMeNot ajuda a esconder as pesquisas que você faz na internet