Notebook com Windows 11: o que o novo sistema traz de vantagens?

0

O Windows 11 dá uma importante rejuvenescida na família de sistemas operacionais da Microsoft com novo visual, ferramentas inéditas e muita fluidez para as atividades do dia a dia.


 

Lançado há pouquíssimo tempo, o software ainda terá longos anos pela frente com atualizações e novidades valiosas para incrementar o uso do computador na rotina, fazendo do dispositivo uma peça central de um lar, capaz de performar qualquer tarefa.

Nada melhor, portanto, que encarar essa nova fase da família de SOs da Microsoft com um novo notebook, capaz de abraçar as capacidades do Windows 11 sem engasgos. Pensando nisso, veja quais são as vantagens de se ter um computador compatível com o Windows 11 e como a versão atualizada pode facilitar o seu cotidiano.

O Windows 11 traz novos ares em design

De cara, o Windows 11 já exala frescor em interface e visual. Com claras heranças do Windows 10, mas aprimoradas ao máximo para proporcionar sensação de leveza e elegância, o sistema operacional é recheado de elementos de transparência, novos materiais para composição de janelas, animações mais ágeis elegantes e muito mais.

E, não, esses efeitos acrescentados ao novo sistema não pesam mais do que aqueles presentes na versão anterior, mesmo que pareçam mais suaves boa parte do tempo. Além disso, novos botões, alternadores, fontes e menus incrementam significativamente a clareza nas informações, tornando o gerenciamento do computador ainda mais prático.

Otimizando o dia a dia

No dia a dia, o melhor que um sistema operacional pode proporcionar é uma rotina de tarefas ininterrupta e sem dificuldade — afinal, ninguém gosta de ficar perdido na interface do sistema para encontrar uma função específica, certo? Para tanto, a Microsoft aposta na familiaridade no novo produto: quem migra do Windows 10 para o Windows 11 encontra um sistema novo, com funções inéditas, mas extremamente familiar em usabilidade.

Uma das principais novidades é o Menu Iniciar, que aqui é posicionado por padrão ao centro da Barra de Tarefa — que também recebeu retoques. A seção está mais sóbria do que antes, com mais foco nos atalhos para aplicativos recentes ou sugestões baseadas em interesses do usuário.

Ainda em praticidade, há os novos Snap Layouts, uma nova ferramenta para facilitar a separação de janelas em multitarefas: ao clicar com o botão direito do mouse sobre o botão “maximizar”, é possível escolher um dos conjuntos de divisão de tela para otimizar a execução de múltiplas atividades no PC.

O mesmo vale para o novo Centro de Notificações e as Configurações Rápidas — ambos ao alcance de um clique no canto inferior direito da tela. Na bandeja de alertas, todos os comunicados do PC ficam dispostos de forma intuitiva, para que nada passe despercebido durante o dia, enquanto as Configurações Rápidas deixam à mão funções importantes para a rotina, como controle de brilho, ativação de Bluetooth e Wi-Fi e gerenciamento de energia.

Microsoft Store, a nova loja de apps

Baixar aplicativos no Windows agora é tão fácil quanto no celular: a nova Microsoft Store, renovada de dentro para fora, tem o objetivo de se tornar um lar para todos os aplicativos do mercado — e está no caminho para isso. No catálogo da plataforma já estão disponíveis navegadores, mensageiros, web apps, jogos e muito mais.

Futuramente, será possível inclusive baixar aplicativos de Android para rodar direto do computador, poupando o usuário de instalar emuladores complicados e pesados. A compatibilidade de aplicativos abre uma nova camada de possibilidades para quem usa Windows.

Não dá para esquecer, aliás, da suíte Microsoft 365. O ecossistema conta com programas tradicionais e importantíssimos para o dia a dia, como Word, Excel e PowerPoint, nos quais se pode esbanjar criatividade em informações e documentos.

Qual computador comprar para rodar o Windows 11?

Comprar um notebook novo para rodar o Windows 11 pode ser uma estratégia interessante, mas não só essas máquinas são compatíveis com o sistema. A migração do Windows 10 para o Windows 11 está disponível de forma gratuita para os PCs com suporte, então o apropriado é ter atenção nas especificações para escolher um novo dispositivo.

As marcas com modelos prontos para receber o Windows 11 — ou que saem da caixa já com o sistema instalado — incluem Samsung, Positivo, Multilaser, Lenovo, HP, Dell, Asus e Acer, todas com uma grande variedade de modelos para cada estilo de uso, seja você um usuário mais estacionário, que precisa de uma máquina para o trabalho, ou mais dinâmico, que gosta de ter um PC que serve como tablet e um companheiro diário.

Festival de Informática do Magalu

Uma ocasião interessante para adquirir um computador novo é o Festival de Informática do Magalu, recheado de ofertas bacaníssimas em notebooks com Windows 11 de fábrica ou com direito ao upgrade gratuito para ele. É o momento perfeito para quem busca uma opção legal de computador, mas quer garantir a compra no menor valor possível.

Notícia anteriorConheça o site que vai tornar seus anúncios mais criativos
Próxima notíciaApple anuncia o M1 Ultra, seu novo processador de alto desempenho para desktops