Plataforma de chatbots do Serpro adota modelo GPT

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O Serpro incorporou a arquitetura GPT, usada para processamento de linguagem natural e geração de texto, à sua plataforma de desenvolvimento de chatbots.


Dessa forma, todas as soluções da empresa com assistentes virtuais podem utilizar a tecnologia. Além disso, o ambiente passa a aceitar e interpretar arquivos PDF, TXT, DOCX e HTML.

O Serpro está usando a nuvem da Microsoft Azure, que oferece acesso e desenvolvimento de apps e serviços por meio de data centers globais. A tecnologia permite que a empresa crie um chatbot com GPT sem precisar de código, uma solução inédita no Brasil. Isso proporciona ganhos de produtividade, de acordo com José Ronaldo Agra, gerente da área de processamento de linguagem natural do Serpro.

O objetivo é atender a demanda por produtividade, economia e melhoria dos serviços públicos. O superintendente de soluções analíticas e IA do Serpro, Giordanni Paiva, afirmou que o GPT é a primeira de outras aplicações que a empresa construirá com essa tecnologia. Além disso, o Serpro estuda modelos opensource para criar seu próprio modelo de linguagem.

Chamada Serprobots, a plataforma de chatbots é utilizada em atendimentos de órgãos públicos, como o bot Ivo da DPU, Vera da Certificação Digital e o canal no WhatsApp do Incra sobre cadastro rural. Além do GPT, o Serprobots emprega outros motores como RiveScript, Perguntas & Respostas e Watson Assistant.

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