Real digital pode ser usado para pagar benefícios sociais

0

Caixa, Microsoft e Elo formam consórcio para desenvolver criptomoeda oficial brasileira


A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, disse que o real digital, a criptomoeda oficial do Banco Central, poderá no futuro pagar benefícios sociais e trabalhistas.

Serrano explicou que a moeda digital combinará inclusão financeira e digitalização de pagamentos. Além disso, a Caixa atua em 99% dos municípios e tem 155 milhões de clientes. Por isso, ela serve como um celeiro para testar soluções como o real digital.

Para desenvolver produtos e serviços com a cripto, o banco anunciou nesta quarta (26/07) um consórcio com a Elo e a Microsoft. O objetivo é acelerar o lançamento do real digital, que o BC prevê para o final de 2024. Antes disso, o BC realizará testes a partir de setembro.

Entre os produtos possíveis está a compra de imóveis com o real digital, funcionando como um Pix para a aquisição e pagamento do financiamento. Assim, aumentaria a velocidade das transações e reduziria custos, segundo o vice da Microsoft Brasil, Julio Gomes.

Atualmente, o financiamento imobiliário demora cerca de 25 dias para registro em cartório. Com a criptooficial, esse prazo deverá encurtar, o que melhoraria o atendimento, avaliou Serrano.

Além disso, a tokenização de ativos também é viável com o real digital. Dessa forma, bens e produtos financeiros poderiam ser representados digitalmente, facilitando negociações virtuais através de códigos de identificação.

O BC simulará transações entre a cripto e depósitos tokenizados nos testes do real digital. O piloto será avaliado pelo BC quanto à segurança. Posteriormente, virão os produtos e serviços.

Notícia anteriorDebate sobre PL das Fake News e regulação das plataformas digitais
Próxima notíciaPlataforma de chatbots do Serpro adota modelo GPT