Atriz Scarlett Johansson entra com processo contra app de IA

0

Scarlett Johansson processa desenvolvedor de app de IA

A atriz indicada ao Oscar Scarlett Johansson entrou com uma ação legal contra um desenvolvedor de aplicativos de IA por usar sua imagem em um anúncio sem permissão, informou a Variety. O motivo é que eles supostamente usaram uma versão gerada por IA da voz e imagem dela sem autorização.

Anúncio usa clip real e versão clonada

O anúncio de 22 segundos promovia um editor de imagens de IA chamado Lisa AI: 90s Yearbook & Avatar. Inicialmente, o anúncio mostrava um clipe real de Johansson nos bastidores de Viúva Negra. Em seguida, ele transicionava para fotos geradas por IA e uma versão clonada de sua voz, promovendo o app de IA.

Embora o anúncio afirmasse não ter relação com a atriz, ela está processando a situação. Isso porque o anúncio supostamente usou uma versão gerada por IA da voz e imagem dela sem permissão.

Advogado diz que lidarão com recursos legais

O advogado de Johansson, Kevin Yorn, disse que eles estão “lidando com a situação com capacidade legal”. Além disso, ele enfatizou que eles não levam isso levianamente. Dessa forma, eles usarão todos os recursos legais possíveis, como de costume, para lidar com essa situação.

Uso de IA para roubar imagens é novo

A ideia de usar IA para roubar imagens de celebridades é um fenômeno relativamente novo. As ramificações legais desse tipo de uso ainda estão sendo trabalhadas.

Por exemplo, o ator Tom Hanks já alertou seus fãs nas redes sociais que vídeos usando versões de IA de sua imagem estavam sendo usados para vender produtos de forma fraudulenta sem sua permissão.

Leis estaduais podem se aplicar

Embora ainda seja uma área legal cinzenta, algumas leis estaduais podem se aplicar a essas situações. Por exemplo, a Califórnia permite ações civis pelo uso não autorizado na publicidade ou promoção do “nome, voz, assinatura, fotografia ou imagem” de alguém sem consentimento.

Johansson tem imagem valiosa

Johansson tem um dos rostos (e vozes) mais conhecidos de Hollywood e é porta-voz de empresas sofisticadas, incluindo Dolce & Gabbana e Louis Vuitton. Dado isso, é difícil acreditar que alguém tentaria roubar sua imagem sem autorização, se a afirmação da atriz for verdadeira.

Aplicativos ainda disponíveis

De acordo com a Variety, vários aplicativos Lisa AI criados pela Convert Software permanecem na App Store e no Google Play, apesar das acusações. No entanto, o anúncio em questão não aparece mais no ar.

Notícia anteriorGatonet: Anatel multa primeira pessoa física por venda de TV box pirata
Próxima notíciaAnatel aprova corte de internet após 20 dias de atraso na conta de celular