Volkswagen busca indenização de fornecedores por falta de chips

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09/07/2020 REUTERS/Francois Lenoir

A montadora alemã Volkswagen está em negociações com seus principais fornecedores sobre possíveis reclamações por danos devido à escassez de semicondutores, disse um porta-voz da empresa no domingo.


 

Montadoras de todo o mundo estão fechando linhas de montagem devido a problemas na entrega de semicondutores, que em alguns casos foram agravados pelas ações do antigo governo Trump contra as principais fábricas de chips da China.

A escassez afetou a Volkswagen, Ford Motor Co, Subaru Corp, Toyota Motor Corp, Nissan Motor Co Ltd, Fiat Chrysler Automobiles e outros fabricantes de automóveis.

“Para a Volkswagen, a principal prioridade é minimizar os efeitos do gargalo do semicondutor na produção”, disse o porta-voz da Volkswagen, acrescentando que a empresa queria resolver o problema em estreita cooperação com seus fornecedores.

Mas o porta-voz acrescentou que essa troca também incluiria o exame de reivindicações de danos junto com seus fornecedores.

Entre os fornecedores de automóveis afetados estão Bosch e Continental da Alemanha, que em troca dependem de fornecedores de chips em Taiwan e outros países asiáticos.

A Volkswagen comunicou a seus fornecedores, logo após o primeiro bloqueio na primavera, que estava aumentando a produção para níveis pré-pandêmicos novamente, disseram fontes da indústria.

Ainda assim, os fabricantes de semicondutores mudaram a produção para outros setores industriais com altas taxas de crescimento, como eletrônicos de consumo, o que deixou os clientes da indústria automobilística com menos chips do que o necessário, disseram as fontes.

A revista Automobilwoche informou que a Volkswagen estava em negociações com fornecedores alternativos de semicondutores, mas havia preocupações de que isso pudesse levar a preços mais altos.

A Volkswagen quer garantir que a Bosch e a Continental compartilhem o fardo e compensem parcialmente a empresa pelos custos adicionais resultantes, informou a revista.

Uma porta-voz da Bosch disse que a empresa está atualmente se concentrando em manter as cadeias de suprimentos tanto quanto possível.

“Discutiremos todos os outros aspectos da escassez de semicondutores diretamente com nossos clientes e fornecedores no devido tempo”, acrescentou ela.

A Continental não quis comentar.

O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, pediu ao seu homólogo taiwanês Wang Mei-hua que persuadisse os fabricantes de chips taiwaneses a ajudar a aliviar a escassez de semicondutores na indústria automobilística, que está prejudicando sua incipiente recuperação econômica da pandemia COVID-19.

Altmaier pediu a Wang para tratar do assunto em negociações com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd (TSMC), a maior fabricante de chips contratada do mundo e um dos principais fornecedores da Alemanha.

Para reduzir a dependência de fornecedores asiáticos e evitar problemas semelhantes no futuro, Berlim agora planeja aumentar o apoio estatal para aumentar a capacidade de produção de semicondutores na Alemanha e na Europa.

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