Intel mostra possível design de placa de vídeo Arc em show de drones

0

A imagem criada pelos drones é similar ao modelo da foto vazada em abril


Depois de oficializar sua entrada no mercado de placas de vídeo dedicadas, a Intel vai investir tudo o que tem no marketing da sua marca Intel Arc, concorrente da AMD Radeon e NVIDIA GeForce. Já que show de drones está na moda, o “lado azul” fez uma apresentação usando mil drones mostrando algumas formas, entre elas uma possível placa de vídeo Intel Arc.

Intel anuncia Arc, marca que irá concorrer com NVIDIA GeForce e AMD Radeon no mercado

Apesar da formação dos drones apresentar uma aparente placa de vídeo qualquer, a imagem se parece um pouco com vazamentos anteriores, como lembra o WCCFtech. Em abril, o youtuber/leaker Moore’s Law is Dead mostrou fotos do que poderia ser a primeira placa de vídeo dedica da Intel, inclusive sendo a topo de linha da primeira geração Intel Arc Alchemist.

A semelhança pode ser bem rasa, mas alguns traços específicos podem indicar que se trata da foto vazada da placa de vídeo. O design bem retangular com linhas retas, dual-slot, o formato das fans e o número de pás e, por último, um risco na lateral da fan, que poderia indicar as “ondas” vistas no modelo da foto vazada.

Placa de vídeo Xe-HPG DG2 aparece no Geekbench com frequência de 2200 MHz

Muitos podem dizer que isso é “procurar cabelo em ovo”, mas só nos resta imaginar, já que não temos nada concreto por parte da Intel, além do nome Arc e os nomes das futuras gerações (Alchemist, Battlemage, Celestial e Druid). A imagem pode ser de um modelo referência ou até mesmo somente um modelo para testes de engenharia que nunca verá a luz do dia.

A primeira placa de vídeo dedicada Intel Arc será da família Alchemist e deve ser a topo de linha com 512UE com 4096 núcleos e 16GB GDDR6 (com variante de 8GB) de memória com interface de 256-bit. O modelo da foto, que possivelmente seria a placa em questão, conta com 8+6 conectores de energia para uma placa de vídeo de até 300W de TDP em tese.

O chip com a variante equipada com 512 Unidades de Execução deve ter 396mm², que seria maior que os chips RDNA 2 da AMD (Navi 22 mede 336mm²) e NVIDIA Ampere (GA107 com 392mm²). Enquanto o “pacote” da AMD vem com o complexo de Infinity Cache e um “acelerador de raios” por Unidade Computacional, a NVIDIA guarda os núcleos tensores e núcleos RT/FP32 maiores.

Notícia anterioriOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15 chegam às sextas betas
Próxima notíciaPresidente da Huawei afirma que não vai fechar divisão de smartphones da empresa