Inteligência Artificial nos Cartórios: Conheça a Escritura Inteligente

0

A inovação chega aos cartórios brasileiros com o lançamento do serviço de “Escrituras Inteligentes”, que a Inteligência Artificial (IA) e o blockchain modernizam e agilizam os processos de escrituras públicas. O “Encontro Mundial do Notariado” em Brasília apresenta hoje o novo modelo, último dia do evento com representantes de 91 países que possuem sistema notarial.

Ainda não divulgaram detalhes de funcionamento e implantação das Escrituras Inteligentes, mas a iniciativa promete revolucionar os serviços eletrônicos dos cartórios, trazendo mais tecnologia e praticidade. O evento debate a prática de atos notariais digitais, como escrituras de compra e venda, doações, divórcios e inventários.

O Brasil já é referência nessa área, com mais de 3 milhões de atos eletrônicos na plataforma e-Notariado, que permite videoconferência com o tabelião. Os casos de sucesso do país estão entre os destaques, ao lado de experiências digitais de Estônia, China, França, Itália, Japão e Alemanha.

A tendência de desjudicialização também pauta os debates, com a migração de serviços do Judiciário para cartórios, como divórcios, inventários, apostilamentos e usucapião. Isso contribui para desafogar o Judiciário, com mais de 100 milhões de processos no país. No ano passado, protocolaram 31,5 milhões de novas ações.

Quando cartórios passaram a realizar divórcios e inventários, mais de 5 milhões de casos saíram da Justiça, gerando economia de R$ 10,6 bilhões aos cofres públicos. E assim, com a modernização, essas vantagens aumentam. Além disso, as Escrituras Inteligentes são um passo na inovação e otimização dos serviços notariais.

Notícia anteriorPasso a Passo: Como fazer a fotografia da Disney que viralizou
Próxima notícia2024 seria o fim do Home Office?