Designer do iPhone, Jony Ive está oficialmente fora da Apple

0

Agora é oficial: após um anúncio feito em junho, Jony Ive deixou a Apple de vez


Segundo relata o 9to5Mac, a página trazendo a biografia do designer no site da fabricante foi removida, marcando o que seria o último vínculo entre a Maçã e o executivo, um dos principais nomes por trás do iPhone e outros produtos da marca.

Apesar de não ser mais um funcionário da Apple, isso não significa que Ive deixará de trabalhar com a Maçã. Quando anunciou sua partida na metade do ano, o executivo também revelou sua nova empreitada: uma empresa de design chamada LoveFrom, gerida em parceria com o designer Marc Newson e que terá como principal cliente a fabricante dos iPhones.

Enquanto o principal motivo para a partida de Jony Ive seria o investimento em uma empresa própria, surgiram rumores de que o executivo teria deixado a companhia porque a atual gestão não possui tanto interesse no design dos produtos. Na época, o CEO Tim Cook desmentiu os boatos e disse que a história era “absurda”.

Quase 30 anos de Apple

Com quase três décadas de trabalho na Apple, Jony Ive é um dos principais desenvolvedores da aparência dos produtos da Maçã. Durante sua carreira na empresa, o executivo assumiu a chefia do departamento de design da gigante da tecnologia e foi responsável pela criação do visual de dispositivos que redefiniram a atuação da companhia, como o iMac, em 1998, e o primeiro iPhone, lançado em 2007.

Em seu currículo, Ive também conta com a participação no desenvolvimento de outros produtos da Maçã, como é o caso do iPod, iPad e, mais recentemente, a série Watch. Saindo da linha de montagem, a perícia do designer também foi essencial na concepção do Apple Park, nova sede da companhia avaliada em US$ 4 bilhões.

Quando anunciou a partida de Jony Ive, a Apple disse que seu departamento de design seria liderado por Evan Hankey, vice-presidente de design industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interfaces, com supervisão do diretor de operações Jeff Williams.

 

Notícia anteriorNokia pode lançar smart TV 4K com som potente da JBL, diz site
Próxima notíciaToyota Supra fica um pouco mais BMW (e menos Toyota) com kit de preparação